9º Diálogo Brasil-Alemanha debaterá o futuro do ecossistema urbano

Foto: Divulgação DWIH São Paulo

Em seminário digital de quatro dias, especialistas do Brasil e da Alemanha debatem como as cidades podem criar uma agenda sustentável para atenuar as mudanças climáticas

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizarão, entre os dias 17 e 20 de maio, o 9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação. Este ano o evento terá como a temática “Cities and Climate – The Multi-level Governance Challenge”.

O encontro discutirá como as cidades, causadoras e ao mesmo tempo vítimas das mudanças climáticas, podem criar uma agenda sustentável para atenuar adversidades que elas mesmas criam em relação ao meio ambiente. Com esse objetivo, economistas, engenheiros, juristas, pesquisadores e docentes do Brasil e da Alemanha apresentarão análises de estudos, tendências e previsões dos impactos do clima no ecossistema das cidades.

Dentre os destaques dos palestrantes alemães estão o oceanógrafo e professor de física dos oceanos da Universidade de Potsdam, Stefan Rahmstorf, considerado um dos dez maiores cientistas do clima do mundo pelo jornal Financial Times, e a professora de direito público e direito ambiental da Universidade de Münster (WWU) Sabine Schlacke, Vice-Presidente do Conselho Científico do Governo Alemão para Mudanças Ambientais Globais (WBGU).

Do lado brasileiro, os destaques são a participação do professor Marcos Buckeridge, Diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do programa de pesquisa USP Cidades Globais, e da professora Leila da Costa Ferreira, representante da Unicamp na Worldwide Universities Network (WUN) Global Challenges – Adapting to Climate Change.

Temas como governança, consequências nas cidades litorâneas do aquecimento global e efeitos da pandemia estarão no centro dos debates no 9° Diálogo. Adicionalmente, os palestrantes discutirão a ciência e a tecnologia, além de seus usos para monitoramento, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Em alguns painéis, casos concretos como os projetos Campus Sustentável, da Unicamp, e Water-Food-Energy Nexus, da Universidade Técnica de Munique (TUM) serão apresentados.

Um dos objetivos do encontro é incentivar uma maior cooperação entre Brasil e Alemanha nas pesquisas sobre a relação entre cidades e clima, bem como na busca de novas soluções. Essa contribuição científica binacional entre pesquisadores fará parte do evento mesmo no formato online.

Marcio Weichert, Coordenador do DWIH São Paulo, destacou as oportunidades do formato on-line. “Quem assistir ao Diálogo poderá enviar perguntas pelo chat e com as sessões on-line para networking, pesquisadores de todo o Brasil terão a possibilidade de interagir com os nossos palestrantes”, explicou.

Na mesma direção, o Diretor do DWIH São Paulo, Jochen Hellmann, aposta na riqueza das interações. “De uma coisa todos poderão estar certos: os temas e os palestrantes confirmados são garantia de um rico debate, que vem sendo preparado por um comitê científico de alto nível há mais de um ano”, disse.

Já para o Coordenador Adjunto da Fapesp, Euclides Mesquita, “o Diálogo Brasil-Alemanha já possui uma história consolidada de eventos bem-sucedidos que muito contribuem para incentivar diálogo e colaboração entre pesquisadores da Alemanha e do Brasil”.

O evento conta com a parceria do Serviço de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e do Ministério de Relações Externas da Alemanha. O evento é ainda apoiado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), pelo Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), pelo Goethe-Institut São Paulo, pela Heinrich-Böll-Stiftung, pelo Klimapolis Laboratory, pela Fundação Konrad Adenauer (KAS), pelo Centro Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI Brasil).

O evento será realizado de 17 a 20 de maio, das 9 às 13 h no Brasil (respectivamente das 14h às 18 h na Alemanha), e é gratuito. Interessados devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/2P3fUx4. Mais informações sobre temáticas e palestrantes na página do evento: https://bit.ly/3aM7Qsl.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

 

Serviço

9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação

Quando: 17 a 20 de maio

Horário: 9h às 13h (de Brasília)

Onde: on-line

Idioma: inglês

Inscrições: https://bit.ly/2P3fUx4