AHK realiza feira de carreiras Trained-in-GermanY

No próximo dia 15 de maio, acontece a primeira edição da Trained-in-GermanY, uma feira de contatos e carreiras cujo público-alvo são jovens e profissionais que estudaram, pesquisaram e/ou trabalharam na Alemanha, ou estudaram em instituições alemãs no Brasil.  O evento será realizado no Club Transatlântico, localizado na Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antonio, São Paulo, das 8h00 às 18h00. A participação é gratuita, mas interessados devem cadastrar-se previamente  no site www.trained-in-germany.com.

Realizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo junto com o Alumniportal Deutschland, a feira, que integra a programação de eventos da Temporada Alemanha + Brasil 2013/2014, tem o apoio do Ministério alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, na sigla em alemão).

Trained-in-GermanY

A falta de mão de obra qualificada é um tema que tem despertado preocupação não só junto aos profissionais da área de recuros humanos na Alemanha. Também nos países integrantes do BRICS, com altas taxas de crescimento econômico, é cada vez maior a disputa por jovens com uma sólida formação. Ao recrutar novos colaboradores, empresas alemãs que atuam no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, dão preferência a pessoas locais que tenham se formado ou estudado na Alemanha. A justificativa é que, além de conhecer a economia e a cultura germânicas, eles entendem a mentalidade e o idioma do país.

O objetivo da Trained-in-GermanY é reunir jovens com esse perfil e empresas de origem alemã ou que se relacionem de alguma forma com a Alemanha. A proposta da feira, no entanto, ultrapassa os contatos pessoais e inclui, também, o contato virtual. “Não queremos só aproximar empresas com profissionais qualificados em seus respectivos países. Nosso proposta vai além e prevê disponibilizar outros meios virtuais que permitam incentivar e fortalecer a troca de informações. Nisso incluímos fóruns, blogs, webinares e feiras virtuais” informa Sabine Olthof, responsável pelo Alumniportal Deutschland (Alumni Portal Alemanha).

Programa

Um debate sobre as vantagens de se estudar na Alemanha e os benefícios do conhecimento do idioma alemão abrirá a programação da Trained-in-GermanY. Dele participarão, entre outros, Wagner Brunini, vice-presidente de Recursos Humanos da BASF. A programação do evento também contará com dezoito palestras, ministradas por profissionais responsáveis por RH nas subsidiárias alemãs no Brasil. Eles falarão sobre o perfil dos profissionais recrutados por suas empresas, possibilidades de desenvolvimento de carreiras, assim como necessidades atuais e futuras em termos de recursos humanos. Os estandes das empresas no espaço da feira também permitirão contatos individuais.

A feira não visa exclusivamente a jovens com formação universitária, mas também quer atrair pessoas com qualificação de técnicos ou tecnologos. “A Trained-in-GermanY e o Alumniportal Deutschland formam uma plataforma que atende à crescente demanda por informações, contatos e propostas de cooperação entre empresas e pessoas que estudaram na Alemanha” informa Yorck Sievers, responsasável por esse projeto na Confederação Alemã das Câmaras de Comércio (DIHK, na sigla em alemão).

Sobre o  Alumniportal Deutschland

O portal é direcionado a  todos aqueles que estudaram, pesquisaram ou fizeram algum curso na Alemanha. Nesse espaço virtual, as empresas podem inserir no site www.alumniportal-deutschland.org anúncios de vagas, encontrar perfis de candidados potenciais e comunicar eventos, além de divulgar novos projetos. Todos esses serviços são gratuitos.

Entre os parceiros da cooperação do Alumni Portal Alemanha/Alumniportal Deutschland  estão o Instituto Goethe, a Fundação Alexander von Humboldt, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Sociedade Alemã para Cooperação Econômica (GIZ) e o Centro para a Imigração e Desenvolvimento Internacional (CIM).  O Alumniportal Deutschland tem o apoio do Ministério alemão para a Cooperação Econômica (BMZ) e do Ministério das Relações Exteriores daquele país (AA). Ele reúne uma comunidade de aproximadamente 65 mil associados espalhados por mais de 180 países.

A Confederaçao Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) é parceira do Alumni Portal Alemanha/Alumniportal Deutschland. A DIHK é uma organização que reúne 80 Câmaras de Comércio e Indústria que atuam na Alemanha (IHK’s) e, ao mesmo tempo, coordena, em comum acordo com o  Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi), a rede das 120 câmaras alemãs de comércio e indústria presentes em 85 países.

No início de 2012, o Alumniportal Deutschland e a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria assinaram um acordo de cooperação. A feira de carreiras que será realizada em São Paulo é o primeiro resultado dessa parceria.