Alemanha no Brasil: um espelho em fotos

Termina no dia 30 de agosto o prazo de inscrições do concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos”, organizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, em parceria com o DZT (Centro de Turismo Alemão) e o Club Transatlântico, com patrocínio da Allianz Seguros e Mercedes-Benz do Brasil e apoio da Puma. O projeto faz parte das atividades da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, e promove a aproximação dos dois países por meio da fotografia e do turismo.

O objetivo do concurso é convidar os participantes a fazer fotos que mais se assemelhem ou melhor interpretem cinco imagens de cenários alemães, promovendo um espaço criativo, estimulando o turismo e a interação entre as duas culturas. Os autores dos cinco melhores trabalhos ganharão uma viagem ao país europeu, com tour pelos locais apresentados no projeto.

Os participantes devem ter a partir de 18 anos, ser brasileiros ou residentes no Brasil, e poderão concorrer com fotografias que mais se assemelhem ou melhor interpretem as fotos-base, categorizadas em temas: Economia (Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart), Esporte (Allianz Arena em Munique), Turismo (Portão de Brandemburgo em Berlim), Sociedade (Carnaval em Colônia) e Cultura (Memorial Goethe & Schiller em Weimar). As fotos válidas para o concurso devem ser feitas em território brasileiro.

Cada uma das cinco categorias terá um vencedor, escolhido a partir de duas etapas: votação pública online no hotsite do concurso (http://www.alemanhanobrasil.com.br/) até o dia 2 de setembro e posterior avaliação de banca julgadora liderada pelo artista e fotógrafo Caio Reisewitz. O prêmio consiste em uma viagem de 10 dias para a Alemanha com tour guiado por profissionais do DZT pelos locais apresentados nas fotografias originais. Ao final do concurso, como parte da premiação, será organizada ainda uma exposição no Club Transatlântico, em São Paulo, com as fotos originais, as fotos premiadas e as fotos tiradas pelos ganhadores em sua viagem.

Para participar, os interessados devem acessar o site http://www.alemanhanobrasil.com.br/ e fazer o cadastro. Ao registrar-se, cada participante poderá concorrer com até três fotografias para cada categoria, enviando esse limite de arquivos no tamanho de 3 a 5 megabytes por imagem a qualquer tempo e hora até o dia 30 de agosto.

Até o final de julho, foram realizadas seis ações promocionais. Os participantes autores das fotos mais votadas por categoria a cada período de quinze dias receberam diversos itens da Puma como prêmio, entre bolsas, mochilas e acessórios. Ao todo, vinte participantes foram premiados nessa ação especial até o momento.

Além disso, chamadas sobre o concurso, curiosidades em torno das fotos-base e informações turísticas da Alemanha e suas cidades vêm sendo publicadas nas mídias sociais do evento, em www.facebook.com/alemanhanobrasil e www.twitter.com/alemanha_brasil.

Serviço

– Prazo de inscrição: 16 de maio a 30 de agosto de 2013

– Término da votação online: 2 de setembro de 2013

– Comunicado aos selecionados pela votação pública: 4 de setembro de 2013

– Avaliação da banca julgadora: entre 5 e 11 de setembro

– Comunicado aos vencedores: 12 de setembro

– Cerimônia de premiação: 26 de setembro

– Viagem à Alemanha: ida em 28 de setembro e volta em 6 de outubro

– Vernissage da exposição: 28 de novembro de 2013

AHK-SP
AHK-SP