Câmara Brasil-Alemanha comemora 100 anos com presença de Pelé

100-anos-1
Dr. Wolfram Anders, Pelé, Thomas Timm

Ainda durante a festa do centenário aconteceu a entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, além do lançamento inédito do livro “100 anos Câmara Brasil-Alemanha – O futuro é a nossa tradição” 

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) comemorou ontem, 23 de novembro, os seus 100 anos de atuação no Brasil em grande estilo com um jantar de gala, que contou com mais de 400 convidados, entre eles personalidades do eixo Brasil-Alemanha, parceiros, executivos, autoridades e associados da entidade. A ocasião, que foi palco de celebração de importantes e inesquecíveis momentos desse centenário, contou com um convidado especial para todos os presentes: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que além de prestigiar o  evento,  participou de um talk show com Dr. Wolfram Anders e Thomas Timm, respectivamente presidente e vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha. Pelé foi homenageado com um desenho do seu retrato, produzido à mão especialmente para a ocasião, e por uma ‘camisa 10’ da Alemanha com seu nome gravado nas costas.

100-anos-sab
Marcelo Lacerda, Dr. Wolfram Anders, Hermann Wever, Pelé, Edgar Horny, Thomas Timm

O Senior Advisory Board da Câmara , representado por Edgar Horny e Hermann Wever, assim como a presidência da entidade, representada por Marcelo Lacerda, também receberam o retrato especial. Essa homenagem em forma de desenho manual também foi entregue ao Dr. Martin Wansleben,  diretor executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), e ao  Dr. Reinhold Festge, porta-voz da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina (LAI),  como símbolo de gratidão por seus trabalhos nos últimos anos. A festa contou ainda com importantes momentos, como a entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha e o lançamento oficial do livro “100 anos Câmara Brasil-Alemanha – O futuro é a nossa tradição”.      

 “Há um século, exatamente em novembro de 1916, começava-se a desenhar uma trajetória de parceria e sucesso com a inauguração da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (na época União das Firmas Comerciais Teuto-Brasileiras). A partir daí, personalidades extraordinárias, como os meus antecessores na presidência desta Câmara, em conjunto com os Associados, contribuíram com a história da Câmara que a cada época foi ganhando um capítulo que nos orgulha muito.”, comenta Dr. Wolfram Anders, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. 

Momento: Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha (PPBA)

Da esq. p/dir.: Dr. Wolfram Anders, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo; Robson Braga de Andrade, agraciado pelo lado brasileiro do PPBA; Dr. Eggert Voscherau, agraciado pelo lado alemão do PPBA, e Dr. Martin Wansleben, diretor executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK).
Da esq. p/dir.: Dr. Wolfram Anders, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo; Robson Braga de Andrade, agraciado pelo lado brasileiro do PPBA; Dr. Eggert Voscherau, agraciado pelo lado alemão do PPBA, e Dr. Martin Wansleben, diretor executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK).

Em sua 22ª edição, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2016 foi entregue excepcionalmente durante a festa de comemoração dos 100 anos da Câmara.  Neste momento,  muitos convidados tiveram a oportunidade de conhecer melhor Dr. Eggert Voscherau, agraciado pelo lado alemão, e Robson Braga de Andrade,  pelo lado brasileiro.

Dr. Eggert Voscherau fez carreira na BASF brasileira e alemã, além de trabalhar na expansão de diversas unidades de negócios da empresa na América do Norte e do Sul. Desde 1996 é membro do Conselho da BASF e, em 2009, foi eleito presidente do Conselho da BASF AG, cargo que manteve até a sua aposentadoria.         

Robson Andrade é, há mais de 30 anos, presidente da Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. e, desde 2010, ocupa a presidência da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Por meio da CNI, intensificou os laços entre Brasil-Alemanha, principalmente por seus extraordinários esforços e trabalhos durante os Encontros Empresariais anuais entre os dois países.

Os premiados receberam o troféu das mãos do Dr. Martin Wansleben, diretor executivo da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) e do Dr. Wolfram Anders, presidente da AHK São Paulo.  

O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha foi instituído para homenagear e atestar o reconhecimento público pelas realizações e contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países. A galeria de homenageados com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é integrada por ministros de Estado, políticos, empresários e líderes em suas áreas de atuação. A cada edição do Prêmio, homenageiam-se duas personalidades, uma de cada país.

Momento: “100 anos Câmara Brasil-Alemanha – O futuro é a nossa tradição”  
O livro “100 anos Câmara Brasil-Alemanha – O futuro é a nossa tradição” é um projeto inovador, idealizado e lançado por ocasião do jubileu da Câmara Brasil-Alemanha. Essa publicação inédita, que resgata e documenta os 100 anos de história da Câmara Brasil-Alemanha, conta com um layout moderno e diferenciado. A ideia é proporcionar agilidade e maior interação por meio de vídeos, fotos e QR-Codes, além de aguçar a curiosidade do leitor, o qual entrará em uma interessante viagem através do tempo.            

Paralelamente à trajetória da Câmara, o material traz momentos das empresas parceiras do livro inseridos em seu contexto histórico. Além disso, esse percurso é resgatado e ilustrado com os principais fatos e curiosidades de diversas esferas e segmentos (cultural, econômico, político, esportes, eventos, personalidades etc), que deixaram sua marca a cada momento desse centenário.

São 100 anos de muito trabalho, 100 anos de importantes parcerias e laços, 100 anos em busca de fomentar os caminhos para o futuro. Por isso, a ideia do título “100 anos Câmara Brasil-Alemanha – O futuro é a nossa tradição” cabe perfeitamente com a essência e sintonia que vivemos hoje na nossa Câmara”, comenta Dr. Wolfram Anders, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.   

O livro “100 anos Câmara Brasil-Alemanha – O futuro é a nossa tradição”, projeto idealizado pela AHK São Paulo e produzido por seu Departamento de Comunicação Social e de Criação, é destinado para todas as empresas associadas à Câmara, assim como para lideranças políticas e empresariais, importantes multiplicadores, parceiros, instituições e interessados nessa importante e sólida parceria Brasil-Alemanha. 

Esse pioneirismo  e vontade de estar à frente das tendências foi comentado por Thomas Timm, vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha, que complementou: “Podemos dizer que nesses 100 anos todos os envolvidos na nossa Câmara estiveram totalmente dedicados ao pioneirismo, buscando-o com vontade, garra e determinação. O sucesso que colhemos hoje teve como base toda a nossa história e tradição. E para os próximos 100 anos já estamos plantando as sementes de um futuro tão promissor quanto o nosso presente.”

Foto: AHK São Paulo/Becaclick