Câmara Brasil-Alemanha premia startups com viagem para Alemanha

Foto: Shutterstock

A Câmara Brasil-Alemanha, por meio da iniciativa Startups Connected, premiou no último trimestre de 2018 duas startups com uma viagem de negócios para a Alemanha. As startups Machaerium e Mobilis, vencedoras do 3º Prêmio Startups Connected nos desafios Papel e Celulose (Voith Paper) e Mobilidade Conectada (Volkswagen), respectivamente, foram selecionadas pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e pelo público do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, para passar uma semana na Alemanha, conhecendo potenciais parceiros, clientes e investidores.

Viabilizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) com apoio da Lufthansa, a viagem foi planejada sob medida para cada startup, a fim de promover conexões assertivas e visitas a instituições e empresas relevantes para sua respectiva área de atuação. Desta forma, a Machaerium, que oferece solução inovadora para dessulfurização microbiológica de lignina Kraft, teve a chance de visitar a empresa Voith, a Universidade Técnica de Munique (TU München), centros de pesquisa como o Instituto de Tecnologia Têxtil e Engenharia de Processos (DITF), entre outros.   

“A ida para a Alemanha nos possibilitou ampliar o networking da startup de uma forma que nunca conseguiríamos sem sair do país. Em apenas uma semana, fomos capazes de amadurecer pessoal e profissionalmente, expandir nossa visão em relação à interação da pesquisa com o mundo dos negócios e também compreender por que a Alemanha é considerada um país líder científico e tecnológico”, afirma Camila Moura, da startup Machaerium.

Já a Mobilis, startup que desenvolve veículos elétricos nacionais usando baterias de íons de lítio como fonte de energia, visitou a Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin), o Instituto Fraunhofer e e.go Mobility AG, produtora alemã de veículos elétricos, entre outros.  

“Tivemos a chance de conhecer instituições de ensino com as quais podemos eventualmente fechar parcerias técnicas, potenciais fornecedores e empresas que fazem produtos similares aos nosso, o que ampliou ainda mais nosso aprendizado. Para a Mobilis, essa oportunidade foi sensacional”, comenta Erico dos Reis, da startup Mobilis.

A viagem de negócios para a Alemanha é apenas um dos benefícios oferecidos pela iniciativa Startups Connected. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.