Câmara Brasil-Alemanha promove aceleração de startups

DSC_0126No dia 30 de maio, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) realizou, por meio de seu Departamento de Inovação e Tecnologia, o evento “Startups Connected – Conectando Desafios a Soluções Inovadoras”.

O momento representou o fim da primeira edição da Iniciativa Startups Connected, lançada em 2016, que centraliza todas as ações direcionadas a startups, como um prêmio (Prêmio Brasil Alemanha de Startups), um programa de aceleração (AHK Startups Accelerator) e uma categoria de associação exclusiva para startups (AHK Startups Hub).

Bruno Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha e Nathalia Tavares, sócia na consultoria TroposLab, explicaram a dinâmica de toda a Iniciativa Startups Connected. Resumidamente, o Prêmio Brasil-Alemanha de Startups visa identificar e qualificar startups de acordo com a demanda dos patrocinadores e apoiadores. Enquanto isso, o programa de aceleração tem como objetivo desenvolver as companhias empreendedoras e promover negócios entre elas e as empresas envolvidas.

Os representantes das startups presentes comentaram sobre os benefícios de participar do programa. A ocasião também foi palco do lançamento da segunda edição da iniciativa com suas novas categorias e respectivos patrocinadores e apoiadores, assim como várias novidades.

No primeiro momento do encontro, Paulo Renato Cabral, um dos fundadores da Tropos Lab, falou sobre como as startups podem servir de vetor de desenvolvimento para outras empresas. Essa relação traz novos modelos de negócios e tecnologias para os patrocinadores, além de oferecer um aprendizado único junto aos jovens empreendedores.

Durante o Demo Day, momento de demonstração, cada uma teve cinco minutos para apresentar seu produto ao público. A startup melhor avaliada pelo público presente receberá uma análise com mapeamento de tecnologias e identificação de possíveis mercados e parceiros pela Clarivate Analytics. Assim, as startups finalistas puderam mostrar seus resultados e responder algumas perguntas sobre seus negócios.

Erika Hoffgen, da startup Cennarium, selecionada pelo Club Transatlântico, afirmou que a mentoria oferecida pelo programa foi a parte mais importante para eles. “Ter uma consultoria com total independência do nosso dia a dia e dos nossos próprios erros e acertos foi muito produtivo, principalmente com a parte das tarefas e de todo nosso comprometimento de seguir o programa”.

“O suporte jurídico da aceleração nos ajudou a saber como é que trataríamos as questões de propriedade intelectual antes de sair ao mercado”, disse Márcio Mariano, da FORSEE, startup selecionada pela Siemens, sobre um dos maiores benefícios oferecidos.

Para Edson Renel, da Oxiot, selecionada pela Bayer, a rede de grandes e médias empresas que a AHK possui, assim como seus apoiadores, foi muito importante para a aceleração. Além disso, o sócio-fundador também mencionou a questão do capital humano. “Essa formação nos ajudou bastante, como executivos de uma startup, a melhorar a nossa visão de sócios e empreendedores”.

Ezequiel Vedana, da Piipee, startup selecionada pela BASF, disse que o fato dos modelos de negócio se conectarem com outras empresas faz com que o programa realmente valha a pena. “O grande diferencial da aceleração é conectar você de fato com um mercado que faz e com um negócio do dia a dia”.

Danilo Batista, da startup Nexer, selecionada pela Volkswagen, não pôde estar presente no evento, mas apresentou sua solução por vídeo para o público presente.

Segunda Edição Startups Connected

Durante o evento, as novas categorias da segunda edição foram divulgadas, assim como suas respectivas patrocinadoras e apoiadores: Agricultura Digital (Bayer), B2Bank (Banco BMG), Carros Inteligentes (Volkswagen), Cidades do Futuro (BASF), Eletromobilidade (giz), Excelência Industrial (Schuler), Inteligência Artificial (Siemens) e Alemanha (DWIH-SP). Provavelmente, mais uma categoria será lançada mais adiante, após o fechamento do programa.

Entre outras novidades estão:

  • A possibilidade de ser incubado pela Ahoy! Berlin;
  • A possibilidade de receber um investimento do Banco BMG;
  • A possibilidade de duas startups selecionadas participarem de um roadshow na Alemanha;
  • A possibilidade de participar do Prêmio Ideias4Action, do Banco Mundial.

A abertura das inscrições para a nova edição da iniciativa está prevista para o dia 7 de junho e todas as novidades do Departamento de Inovação e Tecnologia podem ser acompanhadas por meio da página no Facebook: https://www.facebook.com/dit.brasilalemanha/. 

Foto: Divulgação AHK São Paulo