Câmara realiza Congresso Ecogerma 2015


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-SP), por meio do seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, com apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) realiza o Congresso Ecogerma 2015. O evento, que conta com dois dias de programação, aconteceu ontem (30 de setembro) e segue até o dia de hoje (01 de outubro) no auditório da FIESP, com o tema central “Impactos e Soluções da Crise Hídrica e Energética”.


O evento teve sua abertura oficial ontem (30 de setembro) com a participação do Vice-Presidente da FIESP e Diretor Titular dos Departamentos de Meio Ambiente da FIESP e do CIESP, Nelson Pereira dos Reis. Dr. Wolfram Anders, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha, Vice-presidência executiva do Grupo Bosch América Latina, e Axel Zeidler, Cônsul Geral do Consulado da República Federal da Alemanha em São Paulo, também estiveram presentes.


Para Dr. Anders, o Congresso Ecogerma figura-se como um importante polo de discussão sobre temas de suma importância não só para os dias atuais, mas também como pensamento e ação de um planejamento futuro. “A Alemanha é um dos países que mais investe em desenvolvimento e tecnologias sustentáveis e o faz em cooperação com vários países, em especial com o Brasil. Dessa forma, a relação e intercâmbio de ideias e tecnologias Brasil-Alemanha só tem a ganhar”. Para o Presidente da Câmara, o novo acordo entre Brasil e Alemanha na conservação e regularização ambiental, assinado em agosto na última visita da Chanceler alemã Angela Merkel ao Brasil, reforça a parceria entre os dois países. Destacou também o empenho da Câmara nos seus quase 100 anos (2016 completa o centenário) desenvolvendo e trabalhando a questão ambiental. Para fortalecer e colocar em prática essa temática, implementou a cerca de 20 anos o seu Departamento de Meio Ambiente.


Segundo o cônsul Axel Zeidler, Brasil e Alemanha possuem uma importante e estreita cooperação técnica e científica, possibilitando soluções tecnológicas para o setor do meio ambiente local. “Este Congresso reforça a importância dessa cooperação e é de suma importância para se conhecer soluções, em especial para resolvermos a questão da escassez de recursos naturais como a água!”, complementa o cônsul.


Prêmio von Martius de Sustentabilidade
Na sequência, aconteceu a Cerimônia de entrega do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2015 nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia. Os ganhadores foram:


Categoria Humanidade
Ganhador: Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS
Projeto:  Convivência com a realidade semiárida, promovendo o acesso à água, solidariedade e cidadania.


Categoria Natureza
Ganhador: Associação Caatinga
Projeto: No clima da Caatinga – Natureza Preservada


Categoria Tecnologia
Ganhador: Afranio Almir Righes
Projeto: Tecnologia para sustentabilidade da água em zonas rurais e urbanas de Santa Maria -RS


Em pauta:  “Impactos e Soluções da Crise Hídrica e Energética”
O evento teve o início das palestras e debates com:
Painel 1 “Crise Hídrica – Realidade e Reflexos”
Painel 2 “Crise Hídrica – Boas Práticas e Novas Tecnologias”


Para hoje (01 de outubro), o evento conta com:
Painel 3: “Impacto da Crise Hídrica na Geração de Energia – Realidade e Reflexos”
Painel 4: “Impacto da Crise Hídrica na Geração de Energia – Boas Práticas e Novas Tecnologias”


Para te acesso a programação completa, clique aqui!


Sobre o Congresso Ecogerma
O congresso Ecogerma é um dos eventos mais destacados do Brasil na área de meio ambiente, energia e infraestrutura. Desde sua primeira edição (2009), o evento contou com o apoio de diversos ministérios alemães e várias empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha.


É o maior evento sobre sustentabilidade realizado pelas Câmaras de Comércio Alemãs em toda a América Latina. Seu público é constituído por empresários, representantes de órgãos públicos, especialistas, institutos de pesquisas e ONGs, dentre outros. A cada ano são escolhidos temas de destaque – principalmente nas áreas de energia e meio ambiente -, que mereçam ser discutidos em um congresso desta envergadura, devido a sua atualidade.

Em 2013 o Congresso estava totalmente alinhado com o Ano da Alemanha no Brasil 2013-2014, uma iniciativa do governo alemão, apresentando temas diretamente relacionados ao congresso. As questões urbanas, a inovação, a questão energética e as novas tecnologias foram alguns dos temas abordados por especialistas brasileiros e alemães no Congresso. No ano de 2014 o Ecogerma abordou o tema “Visions of the Future” que apresentou 6 painéis diferentes, além de contar com profissionais qualificados e especializados diante dos temas propostos. 

O mote do congresso Ecogerma no ano de 2015 será “Impactos e Soluções da Crise Hídrica e Energética”. O evento será realizado nos dias30 de setembro e 01 de outubro, no auditório da FIESP.

Divulgação AHK-SP
Divulgação AHK-SP