Cerimônia de premiação acontece em Hamburgo


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e a DIHK (Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria) entregaram em 31 de agosto, em sua 20ª edição, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha. Este ano a iniciativa é realizada em parceria com a Câmara de Comércio de Hamburgo. Os agraciados de 2014 foram Dr. Reinhold Festge, pelo lado alemão, e Antonio Roberto Cortes, pelo lado brasileiro. Este ano o evento aconteceu no famoso Salão da Bolsa da Câmara de Comércio de Hamburgo, à véspera do 32º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado na mesma cidade.


O homenageado alemão, Dr. Reinhold Festge, é sócio-proprietário da Haver & Boecker, empresa familiar que atua nos segmentos de malhas metálicas, máquinas e equipamentos para embalagem e tecnologia de processamento. Além disso, também é presidente da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina (LAI) e da Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA).  “Em conjunto com a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a CNI, a DIHK e a VDMA, trabalho ativamente com elementos do sistema Dual alemão para a melhoria do ensino profissionalizante brasileiro”, comenta Dr. Festge.


Premiado pelo lado brasileiro, Antonio Roberto Cortes é presidente e CEO da MAN Latin America, maior fabricante de caminhões do Brasil e da América do Sul, e também integra o Management Board da MAN em Munique, Alemanha. Cortes foi o responsável pela implantação no Brasil do pioneiro e revolucionário modelo de produção denominado Consórcio Modular. “Tenho uma proximidade muito forte com os fornecedores e conheço todos os revendedores pessoalmente, mais de 300 na América Latina. Nosso DNA é de relacionamento e isso também é outro fator importante para esse prêmio e para essa posição que a MAN ocupa no mercado”, destaca Cortes.


A premiação foi criada em 1995, em conjunto entre a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (Deutscher Industrie und Handelskammertag – DIHK) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo. Anualmente, são agraciadas com o prêmio duas personalidades, uma de cada país, cujo trabalho e empenho fortaleceram as parcerias bilaterais.


Entre as pessoas escolhidas como Personalidade Brasil-Alemanha ao longo das 20 edições do prêmio, estão políticos, embaixadores, empresários, executivos e líderes em suas áreas de atuação. “Nesta edição do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha reforçamos a parceria e colaboração, já tradicional entre os dois países ao homenagear Antonio Cortes e Dr. Reinhold Festge. Em nome da comunidade empresarial Brasil-Alemanha, expresso a ambos nossa admiração e reconhecimento pelo trabalho realizado”, parabeniza Thomas Schmall, presidente da Câmara Brasil-Alemanha.

Krafft Angerer/ Roland Magunia
Krafft Angerer/ Roland Magunia