Concurso de fotografia divulga vencedores

O concurso de fotografia “Alemanha no Brasil: um espelho em fotos” divulga os nomes dos cinco participantes que ganharão uma viagem para a Alemanha. Cada um deles foi o autor da foto melhor avaliada em uma das cinco categorias do projeto: Cultura, Economia, Esporte, Sociedade e Turismo.

Alex Rodrigues Gouvea ganhou na categoria Cultura, com uma foto do monumento ao imigrante alemão da cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, em referência à foto-base original alemã da estátua de Goethe & Schiller, de Weimar. Na categoria Economia, o vencedor foi Lucas Uebel, com um paralelo entre o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, e o Museu da Mercedes-Benz, em Stuttgart. Com uma imagem da recém inaugurada Arena Pernambuco, Hans von Mantteufel foi o campeão da categoria Esporte, em referência ao Allianz Arena, de Munique. Em Sociedade, Léo Pinheiro leva o prêmio pela fotografia da multidão reunida durante as manifestações populares de junho de 2013, em São Paulo, numa interpretação do Carnaval de Colônia, na Alemanha. O famoso Portão de Brandemburgo, em Berlim, foi interpretado com uma imagem do Museu do Ipiranga, em São Paulo, pela vencedora da categoria Turismo Mercia Alves Silva.

De maio a agosto de 2013, o concurso contou com a participação de 858 pessoas de todos os estados brasileiros. Foram 3795 fotos cadastradas, que receberam mais de 382 mil votos na primeira fase do projeto. Para a segunda fase, foram classificadas as 50 mais votadas de cada categoria, quando então passaram por avaliação de uma banca julgadora composta pelo fotógrafo Caio Reisewitz, representantes da Câmara Brasil-Alemanha, do Centro de Turismo Alemão (DZT), do Club Transatlântico e das empresas patrocinadoras Allianz Seguros e Mercedes-Benz do Brasil. A reunião da banca para a definição dos vencedores foi auditada pelo Sr. Claudio Wagner, da auditoria MGI – Senger Wagner.

A premiação acontecerá no dia 26 de setembro, no Club Transatlântico, em São Paulo. Dois dias depois, os felizardos viajam para a Alemanha acompanhados de guias do DZT para um passeio de 10 dias pelas cidades de Frankfurt, Weimar, Stuttgart, Munique, Colônia e Berlim.

Ainda como parte da premiação, será aberta uma exposição fotográfica no mesmo Club Transatlântico com as fotos-base do concurso, as fotos vencedoras e imagens feitas pelos ganhadores durante a viagem à Alemanha. A mostra será aberta ao público e acontecerá entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

AHK-SP
AHK-SP