Cooperação científica bilateral se intensifica

O Roadshow “Alemanha – seu parceiro em pesquisa e desenvolvimento” chegou nesta sexta-feira (26) à cidade de Recife, em Pernambuco. O encontro entre os 13 institutos de pesquisa científica alemães e os pesquisadores pernambucanos contou com a presença do Embaixador da República Federal da Alemanha, Wilfried Grolig, que está em Recife para prestigiar outros dois eventos envolvendo a Alemanha que acontecem na cidade até este sábado (27).


“O relacionamento entre o Brasil e a Alemanha é construído a partir de eventos como esse”, destacou Grolig. Para o Embaixador, o Roadshow constitui uma excelente oportunidade para os pesquisadores brasileiros, pois possibilita que os institutos alemães exponham seus trabalhos e mostrem como podem contribuir com seus parceiros. Grolig ainda enfatizou a importância desse tipo de evento não só para a comunidade científica, mas também para as relações políticas entre os dois países.


Roteiro


O grupo começou sua viagem na última segunda-feira (22), em Porto Alegre, onde 110 participantes de universidades de todo o estado do Rio Grande do Sul tiveram a oportunidade de conhecer programas de pesquisa existentes na Alemanha e fechar acordos de cooperação bilateral. Conforme Dietmar Sukop, gerente-adjunto da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, mais de 70 reuniões foram registradas somente em um dia de evento.


O responsável pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Christoph Schamm, explica que o Brasil já mantém uma série de parcerias com a Alemanha, por meio da Capes e do CNPq. “A Alemanha oferece cursos lato sensu em todas as áreas, mas de maneira mais intensa em engenharia, ciências exatas, matemática, direito, letras e filosofia”, destaca.


O Roadshow, que também esteve em Belo Horizonte, chega ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (29) para os últimos encontros com universidades e pesquisadores brasileiros.

Paulo Valle / Refinaria da Imagem
Paulo Valle / Refinaria da Imagem