Covid-19: Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo organiza encontros com autoridades

Reunião de Diretoria - Ministro Braga Netto
Reunião de Diretoria – Ministro Braga Netto

Ao longo do mês de abril a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promoveu uma série de encontros virtuais e webinars com diferentes autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de economistas referência no mercado nacional.    

Mais do que discutir o cenário da disseminação do novo coronavírus e as principais carências do Brasil em face da pandemia, as conversas tiveram como principal objetivo debater oportunidades de cooperação público-privada. Referência mundial na gestão de crise do coronavírus, a Alemanha foi listada por todos os convidados como uma forte inspiração para o estabelecimento de protocolos e medidas de prevenção.  

A primeira participação do Governo na reunião de Diretoria da instituição aconteceu no dia 03 de abril e contou com a presença do General Walter Souza Braga Netto, Ministro da Casa Civil da Presidência da República. Diretamente envolvida nas ações de combate à doença, a pasta é responsável pelo alinhamento dos demais ministérios para trazer sinergia às ações do Governo Federal.

“Logo quando surgiu o Coronavírus, sugeri a criação do Gabinete de Crise, que funciona com todos os ministérios. Com poucos dias percebi que ele ficava apenas no campo das ideias. Levantávamos problemas, mas nada acontecia. Então criamos o Centro de Operações (COP) do Covid-19. Hoje, esse grupo se reúne diariamente às 10h para discutir os problemas e encaminhá-los aos ministérios e órgãos competentes”, afirmou, explicando ainda que além de representantes de outras pastas fazem parte do COP a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Força Aérea e Polícia Federal.

Outros nomes importantes da Casa Civil também participaram da reunião, entre eles Sérgio Pereira, Secretário Executivo da Casa Civil e Heitor Freire de Abreu, Subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.

Já no dia 22 de abril, o convidado especial foi o economista Chefe do Bradesco, Fernando Honorato. Em um webinar exclusivo para os nossos associados, o economista traçou um panorama econômico do Brasil diante da pandemia do Covid-19 e apresentou as perspectivas do sistema bancário para os próximos meses. “É fato que enquanto não houver uma vacina ou remédio eficiente, os economistas conviverão ainda com esse quadro de incerteza. Nossa estimativa para o PIB anual é de -1% (abril), -3% (maio) e -5% (junho)”, declarou Honorato. Clique aqui para assistir o webinar.

No dia 23 de abril, foi a vez do economista Marcos Lisboa falar com as empresas associadas também em um webinar. Na ocasião, o atual presidente do Insper discutiu desafios atuais e oportunidades gerados pela pandemia do Covid-19.

Para ele, a pandemia não apenas evidenciou algumas de nossas deficiências, mas também gerou um movimento de reinvenção de muitos mercados – que podem sair até mesmo fortalecidos se souberem se adaptar. Ele destacou ainda o posicionamento do Governo é essencial para definir como sairemos desta crise:“Eu sempre tenho esperança de que com as dificuldades a gente comece a enfrentar os problemas. Algo que me surpreende no Brasil é a nossa resistência em enfrentar as dificuldades e sempre optar por soluções mágicas. Nossa cultura acha que duas medidas e sete palavras de ordem serão o bastante para dormirmos como Brasil e acordarmos como Nova Zelândia. Quem sabe dessa vez conseguiremos mergulhar nos problemas e de fato resolvê-los. Contudo, sem a coordenação do Poder Executivo, não há solução possível para os problemas”. Clique aqui para assistir o webinar.

A série de encontros de abril se encerrou com a reunião dos membros da Diretoria da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo com o Governador do Estado de São Paulo, João Doria; a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen; o Secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Júlio Serson; e Luiz Álvaro Salles, Secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

Durante o encontro, os representantes do Governo e das empresas associadas puderam discutir as ações implementadas no combate ao coronavírus, além das formas de cooperação entre o empresariado alemão e o Governo Estadual.

“O maior estado do Brasil e maior potência da América Latina pode sofrer muito com essa crise. Neste momento, nossa prioridade é salvar vidas. Nossas maiores carências são os respiradores e cestas de alimento solidário para ajudar as famílias em estado de vulnerabilidade”, declarou Doria, reforçando ainda que a aproximação com o empresariado alemão é muito importante para o desenvolvimento do estado e superação da crise.