Edgar Horny recebe homenagem

IMG_1072
Edgar Horny e Axel Zeidler durante a cerimônia de condecoração

Edgar Horny, presidente Senior Advisory Board da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), recebeu uma importante homenagem, ontem (23 de agosto), durante uma recepção especial na residência oficial do Cônsul Geral da República Federal da Alemanha, Sr. Axel Zeidler, em São Paulo.

Sr. Horny foi condecorado com a Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha por seu engajamento por mais de duas décadas em diferentes funções e de maneira exemplar pelo aprofundamento das relações Brasil-Alemanha, enriquecendo de maneira efetiva o cenário industrial e econômico dos dois países. Além disso, por meio de suas contribuições e iniciativas,  foi o responsável na construção de inúmeras pontes tecnológicas, humanas e também pessoais entre a Alemanha e o Brasil.

Em nome do Presidente Federal da Alemanha, Joachim Gauck, o Cônsul Zeidler foi o responsável pela homenagem e condecoração, que contou com a presença de muitos amigos, colegas e companheiros de jornada. Em seu discurso, o Sr. Zeidler relembrou momentos importantes da carreira do Sr. Horny, tanto na Alemanha, quanto no Brasil, destacando suas contribuições e empenho nas relações Brasil-Alemanha. “Sr. Horny: sem dúvida, o seu percurso fez do senhor uma das personalidades empresariais alemãs mais engajadas, ativas e prestigiadas das últimas duas décadas no Brasil. Eu lhe agradeço imensamente por tudo isso e fico muito feliz em poder honrá-lo com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, que lhe foi conferida pelo Presidente da Alemanha, Joachim Gauck.”, discursa e homenageia o cônsul.

Além de atuar como presidente Senior Advisory Board da Câmara Brasil-Alemanha, Edgar Horny é presidente do Conselho Regional do Grupo Voith no Brasil e presidente de Honra da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).

Atuou como presidente Executivo da Voith e da Voith Hydro em São Paulo e, até fevereiro de 2013, foi Presidente da VDI-Brasil. Graduado na universidade de Tübingen, Edgar Horny começou a sua carreira profissional em 1976 no serviço público do Estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Como assessor do governador do Estado, foi responsável para assuntos econômicos e do comercio exterior, quando mudou em 1986 para o Grupo Voith, em Heidenheim, assumindo o departamento de assuntos corporativos. Também desenvolveu várias funções como vice-presidente da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) e membro da diretoria da Câmara Brasil-Alemanha.

Homenagem: Ordem de Mérito
A Ordem de Mérito é outorgada a cidadãos alemães e estrangeiros em homenagem aos seus extraordinários esforços nas áreas política, econômica, social ou religiosa. Ela é o único prêmio de mérito geral na Alemanha e, por isso, o maior reconhecimento que o Governo Alemão pode outorgar. A Ordem de Mérito alemã é dividida em oito categorias. São elas a Medalha da Ordem do Mérito, a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito, a Cruz de Oficial da Ordem do Mérito, a Cruz de Comendador da Ordem do Mérito, a Cruz de Grande Oficial da Ordem do Mérito, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, a Grã-Cruz 1a classe da Ordem do Mérito e a Grã-Cruz classe especial da Ordem do Mérito.

Desde sua criação pelo Presidente Federal alemão, Theodor Heuss, em 1951, a Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha foi outorgada a mais de 250 mil personalidades.

Foto: © GK São Paulo