Empresas alemãs focam em jovens do ensino médio



Por meio da FEASP, a Câmara Brasil Alemanha, em parceria com os Colégios Visconde de Porto Seguro e Humboldt, possibilita uma aproximação entre o mundo corporativo e jovens do ensino médio

O futuro profissional já é uma preocupação de muitos jovens do ensino médio. Para encurtar essa lacuna entre a escola e o mundo corporativo, que envolve muitas dúvidas, indecisões e curiosidades, a Câmara Brasil-Alemanha, em parceria com os Colégios Visconde de Porto Seguro e Humboldt, realizaram mais uma edição da FEASP (Feira de Escolas e Empresas Alemãs de São Paulo).

A feira anual, realizada no último dia 24 de agosto na Unidade Morumbi do Porto Seguro, contou com a presença de mais de 500 estudantes dos colégios organizadores, como também do Humboldt Formação Profissional Dual, Colégio Benjamin Constant, Escola Suíço-Brasileira, Colégio Imperatriz Leopoldina, entre outros.

Patrícia Caires na abertura da FEASP

Com o intuito de ajudar jovens do ensino médio a não apenas escolher uma profissão, mas a entender uma carreira foi um dos objetivos da FEASP, que aconteceu em um ambiente informativo e com cases práticos, onde os alunos participaram de palestras e visitaram estandes, que contaram com a colaboração de profissionais, universidades e empresas alemãs.  “Uma fase de incertezas e indecisões merece toda a atenção especial para que a assertividade na escolha do futuro profissional seja o foco. Foi, portanto, uma oportunidade, na qual os alunos puderam estabelecer contato com empresas renomadas e com profissionais de áreas distintas, inclusive de Recursos Humanos.”, explica Patrícia Caires, Diretora do Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha. A FEASP representa um canal de interação não apenas para os alunos, mas uma ferramenta essencial para as empresas participantes. “Elas encontram na FEASP uma plataforma de contato com os futuros profissionais, facilitando assim um diálogo e aproximação com esse público jovem.”, conclui Caires.

O ambiente da FEASP uni as curiosidades e a esperança de jovens do ensino médio com a nova realidade do ambiente empresarial e industrial. Profissionais de diferentes áreas, como Economia, Logística, Finanças, Relações Internacionais, Cinema, Psicologia, Marketing, Gestão de Riscos, Engenharia, entre outras contribuíram com palestras, contando suas experiências, desafios e estratégias na carreira. Esses profissionais contaram sobre a importância da FEASP, como por exemplo:


– Adilson Raul Silva, Superintendente Precificação e Excelência Técnica da Allianz Seguros: “A Allianz investe muito nos jovens talentos e é uma honra participar da FEASP, compartilhando um pouco da nossa história e ajudando esses jovens no desenvolvimento de suas carreiras. A energia do jovem é algo contagiante e, se a gente conseguir esclarecer algo que os ajude a seguir uma profissão, aí a nossa missão está cumprida.”.


– Erique Miranda, Gerente Médico de Pneumologia da Bayer: “Qualquer orientação vocacional para ajudar esses jovens na escolha de uma carreira é de suma importância. Isso porque essa decisão não leva apenas em conta o conhecimento técnico, relativo à determinada profissão, mas também muitos aspectos ligados às relações humanas e ao mercado, que está em frequente mudanças. Para nós da Bayer é muito importante ajudar esses alunos para que eles sejam os próximos talentos do mundo corporativo.”.

– Cintia Cazelato, Chefe de RH da Universidade Corporativa da Bosch: “É uma iniciativa muito importante ao possibilitar referências profissionais a esses alunos; ou seja, ao compartilharmos nossas experiências, possibilitamos que eles se identifiquem com determinada carreira e, consequentemente, tenham mais autoconfiança em suas escolhas. Aqui também entra a dinâmica do mercado de trabalho com o surgimento de profissões do futuro. Ou seja:  essa troca entre as empresas e os alunos nos possibilita olhar juntos para as novas profissões.”.

– Thiago Curvelo, Gerente de Tecnologia da Affero Lab, do Grupo Bertelsmann: Esse tipo de evento é muito importante, pois os alunos podem sair da rotina tradicional de estudos e se conectar com palestras sobre o ambiente profissional. Nós sabemos que, hoje em dia, o objetivo das escolas é preparar os alunos para o mercado de trabalho seja para empreender ou trabalhar em empresas. Então quanto mais contato, desde cedo, esses alunos tiverem, mais preparados para a carreira estarão.”.

As empresas Faber-Castell, Festo e Lanxess, que foram patrocinadores ouro desta edição da FEASP, trouxeram para os seus estandes suas tecnologias e expertises, que atraíram os alunos para o que há de mais moderno em suas áreas de negócios. “O evento nos deu a possibilidade de, além de ajudar esses jovens em uma fase de importantes decisões e escolhas, apresentar como é a indústria química, como ela se relaciona com os seus clientes e como é o perfil dos profissionais que ingressam neste tipo de empresa.”, comentou Ricardo Paulo, Business Unit Rhein Chemie da Lanxess.

Já para Oscar Yukio Isayama, Coordenador de Operações Didactic Education e Training&Consulting da Festo Brasil, o momento possibilitou apresentar um pouco do mundo profissional da automação/mecatrônica aos estudantes. “O evento permitiu um ótimo espaço para a troca de experiências com os estudantes, além de apresentarmos informações e tendências do mercado de trabalho. Essa amplitude no olhar de cada profissão abre um leque de futuras oportunidades aos estudantes e permite que eles entendam de forma plena o que representa cada carreira.”, complementa Isayama.

Além de estandes das patrocinadoras ouro, a edição 2018 da FEASP contou com as empresas como Allianz Seguros, Bayer, Bertelsmann, Bosch, Deutsche Bank, Figwal, HDI Seguros, HTB, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Pinheiro Neto, Ritall, Senator Turismo, entre outros.

Foto: AHK São Paulo/ Felipe Mairowski