Feira de Escolas e Empresas Alemãs orienta alunos

Oferecer orientação para a escolha da profissão, despertar o interesse pela economia, pela ciência e pela tecnologia e mostrar aos alunos quais são suas chances profissionais com conhecimentos de alemão e como eles podem aproveitá-las. Esses são os principais objetivos da Feira de Escolas e Empresas Alemãs de São Paulo (FEASP), que no próximo dia 2 chega a sua quarta edição, no Colégio Visconde de Porto Seguro.

A FEASP, que este ano acontece no contexto da Temporada da Alemanha no Brasil, é organizada pelo Porto Seguro em cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK) e a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI).

Renomadas empresas alemãs e internacionais – Lanxess, B. Grob, Allianz, Continental, Voith Hydro, Bayer, Faber-Castell e KPMG – se apresentarão e informarão sobre
seu dia-a-dia, profissionais que costumam contratar e programas de estágio. AHK, VDI, Wunderwelt A, Goethe Institut, DAAD e IFPA também terão estandes na FEASP.

Representantes em posição de liderança das empresas e instituições darão palestras sobre profissões em diversas áreas, mostrarão como o alemão impulsionou suas carreiras e responderão a questões dos alunos. A palestra de inauguração em 2013 será, em parte, voltada para os pais, abordando como eles podem ajudar seus filhos a procurar corretamente uma profissão e como podem acompanhar o seu processo de decisão de forma positiva.

“Engenharia e outras profissões do futuro” é o tema do evento como um todo neste ano. “Quase todas as empresas associadas se queixam de que pouquíssimos formandos decidem frequentar cursos universitários científicos. Consequentemente, há no mercado brasileiro, principalmente entre engenheiros e outras profissões técnicas, uma grande falta de mão de obra. Como isso, segundo todas as previsões, ainda vai se manter assim por um longo tempo, a FEASP é uma importante iniciativa para instruir os alunos sobre as chances especiais oferecidas por esses campos profissionais”, explica Eckart Michael Pohl, diretor de Comunicação Mercosul da AHK-SP e co-organizador da FEASP.

Devido à grande demanda, a participação no evento desde 2011 não é mais restrita apenas a alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro. Alunos que frequentam escolas da iniciativa PASCH (Escolas: uma parceria para o futuro) – coordenada pelo Ministério Alemão dos Negócios Estrangeiros e implementada em conjunto com a Central de Escolas no Estrangeiro, o Goethe- Institut, o Serviço de Intercâmbio da Conferência Permanente dos Ministros da Educação e Cultura dos Estados da República Federal da Alemanha e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico — ou uma das outras escolas estrangeiras alemãs e a Escola Suíça estão convidados a participarem da feira, sozinhos ou com seus pais.

Serviço

IV Feira de Escolas e Empresas Alemãs (FEASP)
Local: Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Morumbi
Endereço: Rua Floriano Peixoto Santos, 55, São Paulo
Horário: das 7:00 às 13:15
 

Luiz Machado/AHK-SP
Luiz Machado/AHK-SP