Future Visions – German Weeks em Porto Alegre

A 2ª etapa da “Future Visions – German Weeks” abre nesta quinta-feira (3), em Porto Alegre, no auditório da Pontifícia Universidade Católica – PUC. Durante dois dias, especialistas, professores e empresários discutirão propostas sobre como construir o futuro com tecnologias sustentáveis.  “Future Visions – German Weeks” é um evento itinerante integrado por um seminário e uma exposição. Realizado pela Câmara Brasil-Alemanha em parceria com empresas associadas, a ação faz parte da programação da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

“O Rio Grande do Sul passa por uma vigorosa fase de retomada de crescimento econômico. É importante incorporar a esse processo preocupações com um desenvolvimento sustentável e equilibrado. Os recursos naturais da Terra são finitos, razão pela qual precisam ser preservados. De outro modo, não há como garantir a vida das gerações que nos seguirão”, declara Everson Oppermann, presidente da Câmara Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul. 

Questões sobre como será a vida no futuro demandam, cada vez mais, a atenção de especialistas, tanto no Brasil, quanto na Alemanha. Temas como o aumento da população mundial, a crescente necessidade de energia e alimentos, a prevenção e tratamento de epidemias e a mobilidade nas megalópoles movimentam diferentes setores da sociedade na procura por soluções. “As respostas-chave para esses questionamentos estão em inovação e em tecnologias sustentáveis,” afirma Oppermann, e “nesse processo, é preciso incentivar o consumo consciente, rever métodos produtivos, utilizar recursos renováveis e reciclar o que for possível,” conclui. A proposta da “Future Visions – German Weeks” é reunir diferentes setores da sociedade para discutir esses temas.

O evento

Future Visions – German Weeks” é integrado por um seminário e uma exposição.  O seminário está organizado em torno dos temas: nutrição e saúde; infraestrutura e energia; inovação; mobilidade e sustentabilidade. Empresários, professores universitários e pesquisadores estarão entre os palestrantes que apresentarão a sua visão sobre temas como “Megatendências e o Futuro da Energia”; “Saúde para 200 milhões de brasileiros”; “Sustentabilidade na Indústria Automobilística”; “Inovação para um mundo mais sustentável”, entre outros.  Outros painéis do evento debaterão questões relacionadas ao incentivo ao desenvolvimento de oportunidades de negócios no Rio Grande do Sul e Estudar e Pesquisar na Alemanha.

Paralelamente, na área expositiva, empresas e instituições apresentarão as suas contribuições para os temas em debate. Ao lado do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha, a Bayer, Henkel, Siemens, Volkswagen e ZF estarão apresentando as suas propostas e soluções.  O mesmo farão Stihl, SAP e Gerdau.

Porto Alegre é a segunda cidade no Brasil a receber a “Future Visions – German Weeks”.  A primeira foi Curitiba, onde o evento foi realizado nos dias 17 e 18 de setembro, na Universidade Positivo, com uma programação muito semelhante à que será realizada em Porto Alegre. Concluída a etapa gaúcha, o evento seguirá para Belo Horizonte (5 e 6 de novembro) e Recife (27 e 28 de novembro).  Em 2014, será realizado no Rio de Janeiro e em Salvador.

Exposição

Bayer, Siemens, Volkswagen e ZF, ao lado de Stihl, SAP e Gerdau estarão presentes na área expositiva.

Em seu estande, a Volkswagen do Brasil apresenta sua PCH Anhanguera (Pequena Central Hidrelétrica Anahnguera), inaugurada em 2010. A Volkswagen foi a primeira indústria automobilística do Brasil a investir em energia limpa e renovável no País, por meio da PCH, que é uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, a SEBAND e a Pleuston. Localizada no rio Sapucaí Mirim, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará (SP), a PCH Anhanguera gera cerca de 18% da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil e já possibilitou que a empresa aumentasse a utilização de energia renovável de 86% para aproximadamente 91%, em 2012.

A PCH Anhanguera recebeu aprovação para a obtenção do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Também conhecida como Celan (Central Elétrica Anhanguera S.A.), a PCH Anhanguera trabalha com três turbinas KAPLAN, com potência instalada de 22,68 MW, gerando aproximadamente 100.000.000 KWh/ano, o suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 50 mil habitantes. Durante a construção da PCH Anhanguera, a Volkswagen do Brasil realizou iniciativas ambientais e sociais por meio de diversos projetos, incluindo a participação da Fundação Volkswagen.

Foi construído um viveiro com 720 m², capaz de produzir até 300 mil mudas de árvores nativas por ano, que são utilizadas para plantio nas áreas de preservação permanente. Cerca de 126 espécies foram catalogadas e cerca de 500 mil árvores foram plantadas para proteger e sombrear o lago. Ao longo do reservatório da PCH Anhanguera, foram reflorestados mais de 120 hectares de mata ciliar. O monitoramento da qualidade da água é outra preocupação constante.

SXC
SXC