Inscrições encerram-se em 9 de agosto

Estão abertas até o próximo dia 9 de agosto as inscrições para projetos interessados em concorrer ao Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o Prêmio visa aumentar a visibilidade de projetos inovadores desenvolvidos no Brasil.

“A inovação transformou-se em uma força-motriz das economias globais. Ela atende demandas feitas por consumidores, ressalta fatores diferenciais de produtos e também contribui  com a redução de custos” declara Sofhia Harbs, diretora do departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. Segundo a executiva, nos últimos anos o conceito de inovação foi bastante ampliado. Além de englobar produtos detentores das mais novas tecnologias, estendeu-se também para áreas não tecnológicas como processos, serviços e modelos de gestão de negócios. 

Inovação na Alemanha – A capacidade de criar e desenvolver inovações, assegurando o seu sucesso e liderança no mercado internacional é um objetivo que está na ordem do dia na Alemanha, sendo prioridade na política do governo federal.  Todos os esforços são feitos para reforçar a posição do país como um centro de ciências, pesquisa e inovação.

Para manter essa posição, a  Alemanha conta com uma estrutura ampla e diferenciada. A realização de pesquisas, base a partir da qual são geradas inovações, é apoiada por uma  grande variedade de instituições privadas e públicas, entre as quais estão universidades, faculdades e universidades de ciências aplicadas. Entre as instituições privadas  destacam-se: a Sociedade Max-Planck (Max Planck Gesellschaf), a Fraunhofer Gesellschaft, a  Associação Helmholtz  de Centros de Pesquisa (Helmholtz Gemeinschaft Deutscher Forschungszentren) e a Associação Leibniz (Leibniz-Gemeinschaft).

O setor industrial alemão também é um  importante ator no panorama de pesquisas da Alemanha.  Ele contribui com quase  70% dos fundos anuais  investidos nessa área no país. Essa soma inclui valores investidos nas pesquisas realizadas pelas próprias empresas, assim como em parceria com outras instituições. Levantamentos recentemente divulgadas pelo Escritório de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) com base em dados de 2008 a 2010, indicam que a Alemanha é, entre os países integrantes do bloco econômico, aquele que tem o mais alto índice (79%) de empresas com atividades inovadoras.

Inscrições para o Prêmio de Inovação Brasil-Alemanha – Projetos interessados em  concorrer ao Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação devem se inscrever  pelo site www.inobrasilalemanha.com, preenchendo o formulário eletrônico e anexando informações detalhadas sobre o mesmo.  As propostas concorrentes serão avaliadas pelo seu grau de inovação, mas outros aspectos também serão analisados:  ineditismo, impacto na empresa, na sociedade e meio ambiente, assim como relações com instituições alemãs utilizadas para o seu desenvolvimento. 

Em sua primeira edição, o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação será entregue a três projetos. O primeiro colocado viajará para a Alemanha onde visitará Institutos de Ciência e Tecnologia. Todos os três  premiados receberão um diagnóstico e consultoria da Porsche Consulting.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK SP na sigla em alemão) com o patrocínio da BASF, Bayer, BOSCH, Porsche Consulting, SAP, Siemens, Trumpf, Volkswagen e ZF.

AHK Brasil
AHK Brasil