Lanxess está há 8 anos sem acidentes em SP

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo realizou, na quarta-feira (27), na Lanxess, em Porto Feliz, interior do estado, a primeira edição de 2013 do “Eventos no Interior”, série de  de atividades de integração entre empresas associadas e seus parceiros na região. O encontro tratou de segurança no trabalho e sistema de cogeração.

O gerente da fábrica de Porto Feliz, Robert Madersdorfer, trouxe o case da Lanxess na área de segurança no trabalho. A indústria de especialidades químicas, uma das trinta maiores empresas da Alemanha, registra um recorde de mais de 2.900 dias sem acidentes de trabalho na unidade.

Madersdorfer destacou os oito anos sem acidentes como reflexo de uma política de segurança atenta e da valorização do ser humano. “Sem segurança e disciplina operacional não existe negócio sustentável. O capital humano é um valor da empresa, e nada é mais importante do que a vida. Ganhamos muita experiência tanto no Brasil quanto na Alemanha a partir de nosso histórico industrial”, afirmou.

Também durante o evento, o engenheiro Cesar Tofanetto, gerente de projetos, energia e manutenção da planta de Porto Feliz, apresentou a experiência da Lanxess com a tecnologia de cogeração. O método consiste na produção e utilização combinada de calor e eletricidade. Na fábrica, o insumo utilizado para esse fim é o cavaco de madeira, biomassa que após a queima resulta em vapor aproveitado em diversas operações fabris e também na geração de energia elétrica. A eficiência energética dessa solução supera os 70%, e a indústria consegue ser autossuficiente e independente da rede pública de energia.

Uma visita guiada às dependências da fábrica mostrou os processos adotados pela empresa, que hoje é referência em segurança do trabalho e eficiência energética.

Oportunidades e aprendizado

O “Eventos no Interior” é uma série de encontros em empresas associadas fora da capital paulista. Organizada e promovida pelo Departamento Associativo da Câmara desde 2011, a iniciativa promove a interação entre os associados, seus parceiros e clientes, além de autoridades locais na discussão de variados temas relacionados aos negócios da empresa anfitriã.

Thorsten Greb, diretor da Cronimet Brasil e participante do evento, apontou a iniciativa da Câmara como um canal para fomentar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. “É muito importante juntar experiências, principalmente para o estrangeiro que não conhece muito bem a legislação e processos no Brasil. Todos se beneficiam, tanto as pequenas e médias empresas aprendem das grandes, quanto o contrário”.

Para o vice-prefeito de Porto Feliz, Miguel Arcanjo de Almeida, a região ganha muito com a promoção da troca de conhecimentos e experiências entre as empresas. “A Lanxess já é uma grande parceira de Porto Feliz nas áreas de sustentabilidade, segurança, meio ambiente e social. Vamos aproveitar o fruto deste encontro para proporcionar às empresas do município mais diálogo, oportunidades e desenvolvimento”, afirmou.

Próximas edições

“O compromisso com a sustentabilidade e seu impacto no futuro” é o tema da próxima edição do “Eventos no Interior” , e será realizado em parceria com as empresas Nívea e Beiersdorf, na planta fabril de Itatiba, São Paulo.

Edgar Batista, coordenador de segurança da Beiersdorf/Nivea, presente na edição da Lanxess do “Eventos no Interior”, fez uma boa avaliação do encontro e revelou sua expectativa para a próxima edição. “Esse processo de interação e troca de conhecimento é muito valioso. Esperamos que daqui a duas semanas seja um sucesso também na Beiersdorf, com a presença de muitas empresas”.

Saiba mais: www.ahkbrasil.com

AHK Brasil
AHK Brasil