Oportunidade: bolsa de estudos na Alemanha foca em jovens líderes

Bundeskanzlerin Angela Merkel: Fototermin mit den "Bundeskanzler-Stipendiaten" (Alexander-von-Humboldt-Stiftung) 2015A Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil, uma iniciativa da chanceler Angela Merkel, traz vários benefícios aos bolsistas, incluindo ajuda mensal que varia entre 2.150  e 2.750 euros

 A Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil (German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil), que chega em sua nova edição (2016/2017), terá sua apresentação oficial na próxima quinta-feira (23 de junho) na residência oficial do cônsul da Alemanha, em São Paulo.

O programa é uma oportunidade única para jovens talentos brasileiros, que, além de impulsionarem suas carreiras, recebem incentivo financeiro para capacitação profissional e pessoal na Alemanha, país detentor de importantes e renomadas universidades, tecnologias e mestres. Além disso, o projeto conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilitando, assim, a oportunidade ímpar de apresentarem seus projetos para a Chanceler alemã Angela Merkel.

A apresentação oficial desta edição vai contar com a participação especial do cônsul geral da Alemanha,  Axel Zeidler; do vice-presidente executivo da Câmara Brasil-Alemanha e Embaixador do Projeto  no Brasil, Thomas Timm; e do responsável pelo departamento de seleção da Fundação Alexander von Humboldt, Dr. Damian Grasmück, que vem para o Brasil, exclusivamente para este momento. Essa apresentação  estará aberta para todos os interessados na Bolsa e é preciso se inscrever antecipadamente para participar do evento (inscrições até dia 21 de junho), que será seguido por um coquetel.  (Número limitado de participantes)

No ano passado, essa iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), que conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, impulsionou o programa, resultando em número recorde de aplicações de brasileiros para a Bolsa. O projeto, uma ação da chanceler da República Federal da Alemanha (Angela Merkel), tem como objetivo escolher jovens brasileiros para um programa especial de futuros líderes para o desenvolvimento Brasil-Alemanha. 

A bolsa de estudo da Fundação Alexander Humboldt tem duração de um ano e as inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2016.
Para mais informações, acesse: www.humboldt-foundation.de/youngleaders   

A Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes
O objetivo dessa iniciativa, que já traz um histórico de sucesso em outros países e implementado no Brasil desde 2013, é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural.

O programa “German Chancellor Fellowship” é destinado a jovens pesquisadores do Brasil, China, Índia, Rússia e Estados Unidos. A iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt  (AvH) – Alexander von Humboldt em alemão concede ainda aos futuros líderes a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas distintas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.

Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas  com viagem estão previstos na bolsa. Todos os detalhes serão apresentados durante o evento de apresentação da nova edição da German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil no dia 23 de junho.

Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação

A Fundação Alexander von Humboldt promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior e da Alemanha por meio de suas bolsas de pesquisa. Informações http://www.humboldt-foundation.de/

Serviço
Apresentação da nova edição da German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil
Data: 23 de junho de 2016  
Horário: 19:00 hs  
Local:  São Paulo – SP  
Informações e inscrições: (11) 5187-5140 ou E-Mail: eventos@ahkbrasil.com

Inscrições até dia 22 de junho – 15hs | Limite de participantes

Foto: Bundesregierung / Sandra Steins