Paraesporte no foco Brasil-Alemanha

O Instituto Sócio Cultural Brasil Alemanha promoveu, na quinta-feira (12), o 1º Seminário sobre Marketing Esportivo via Leis de Incentivo Fiscal, na Câmara Brasil-Alemanha, em São Paulo. O evento buscou elucidar o que é o marketing esportivo, o funcionamento das leis de incentivo fiscal e a aplicação das mesmas no esporte, além de tratar dos esportes paralímpicos e de ser palco do lançamento da iniciativa “Atletas do Futuro- Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha”.

O primeiro palestrante do dia, professor Davi Rodrigues Poit, falou sobre o marketing esportivo. As ações dessa área do marketing começaram no Brasil na década de 1970, e, são hoje, muito utilizadas por inúmeras empresas, que buscam se associar a grandes nomes do desporto nacional. “Associar uma marca ao esporte é o melhor caminho para falar à mente e à alma das pessoas”, ressaltou Poit.

Em seguida, João Roberto Tajara, representante do Ministério do Esporte, detalhou a Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06), instrumento que permite o financiamento, por meio de incentivos fiscais, de projetos esportivos aprovados pelo Ministério. A Lei, observou Tajara, é “uma ótima ferramenta tanto para a empresa quanto para o esportista, mas que infelizmente não é muito conhecida”. Hoje, estão em execução no País 700 projetos financiados pela legislação.

Ricardo Valim e Carlos Eduardo Orsolon, profissionais do escritório Demarest Advogados, elucidaram aspectos técnicos da utilização da Lei de Incentivo ao Esporte pelas empresas e falaram sobre as leis de incentivo estaduais, que permitem a dedução de parte do ICMS devido.

Paraesporte

O consultor Roberto Trinas, do Instituto Superar, apresentou um panorama sintético do esporte paralímpico no Brasil, e ressaltou a importância das Paralimpíadas que o Rio de Janeiro vai sediar em 2016: “É um grande evento, que tem de estar no radar de todos nós”, frisou. Os Jogos Paralímpicos começaram a ser realizados em 1960, e a última edição, em Londres, no ano passado, reuniu mais de 4 mil atletas de 163 países.

Último palestrante do seminário, o paratleta Lucas Prado, o corredor cego mais veloz do mundo, emocionou a todos contando sua trajetória de vida cheia de dificuldades e superação, desde o descolamento duplo de retina que teve aos 17 anos e que o fez perder a visão dos dois olhos até a quebra de recordes mundiais e a conquista de medalhas em diversos campeonatos – as mais conhecidas, os três ouros nas Paralimpíadas de Pequim, em 2008, e os dois ouros em Londres, em 2012.

Fechando o evento, foi lançado o “Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha”, iniciativa do Instituto Sócio Cultura Brasil-Alemanha em cooperação com o Esporte Clube Pinheiros e empresas alemãs. Com o objetivo de identificar e desenvolver paratletas nas modalidades de natação, esgrima, canoagem e remo e apoiá-los para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, a iniciativa abre oportunidades de patrocínio a empresas de todos os portes.

Divulgação AHK-SP
Divulgação AHK-SP