Personalidades são premiadas em Joinville


A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) homenageou, neste último domingo (20), os Srs. Heinz Hermann Thiele e Weber Porto, Personalidades Brasil-Alemanha 2015. A cerimônia, que aconteceu este ano na cidade de Joinville (SC), também prestou homenagem à ganhadora da 1ª edição do Prêmio Brasil-Alemanha de Jornalismo, Dra. Hildegard Stausberg.


Anualmente, são agraciadas com o prêmio duas personalidades, uma de cada país, cujo trabalho e empenho fortaleceram as parcerias bilaterais. Entre as pessoas escolhidas como Personalidades ao longo das 20 edições do prêmio, estão políticos, embaixadores, empresários, executivos e líderes em suas áreas de atuação.  


Sr. Heinz Hermann Thiele, personalidade pelo lado alemão, é presidente do conselho da Knorr-Bremse AG e da Vossloh AG, empresa líder na fabricação de sistemas de freios para veículos ferroviários e comerciais. Ingressou em 1969 e se tornou o principal acionista da empresa em 1985, dedicando-se inteiramente ao seu crescimento. Além disso, é um grande apoiador do trabalho voluntário da companhia no Brasil, estimulando projetos em conjunto com o SENAI e o SENAC.


Sr. Weber Porto, personalidade pelo lado brasileiro, é presidente regional América do Sul e Central da Evonik, uma das maiores empresas de especialidades químicas do mundo. Iniciou sua carreira na Evonik em 1983 (na época Degussa). Durante este período e até o ano de 1999, exerceu várias atividades na empresa, incluindo seis anos na Alemanha e dois anos e meio na Argentina. Em 2000, foi eleito o primeiro presidente brasileiro da Evonik no Brasil. Por dois mandatos consecutivos (de 2009 a 2013), foi o Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, além de dedicar seu tempo também a outras atividades honoríficas.


A partir desta edição, a Câmara Brasil-Alemanha tomou a iniciativa de também premiar um outro grupo de profissionais imprescindíveis para o bom relacionamento entre Brasil e Alemanha: os jornalistas. Profissionais brasileiros serão premiados durante as cerimônias realizadas na Alemanha e os alemães receberão a homenagem nos eventos realizados em solo brasileiro. 


Este ano foi a vez da jornalista Dra. Hildegard Stausberg, escolhida por sua forte ligação com a América Latina. Atualmente, correspondente para o jornal Die Welt e presidente de honra do Kölner Presseclub. Hildegard estudou História, Ciências Políticas e Economia nas universidades de Hamburgo, Colônia e Bonn. Além disso, passou por vários veículos de comunicação entre eles, a Frankfurter Allgemeine Zeitung e a Deutsche Welle.

Créditos: AHK-SP/Max Schwoelck
Créditos: AHK-SP/Max Schwoelck