Prêmio de Inovação divulga finalistas

Foram divulgados, nesta quarta-feira (16), os seis finalistas do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. Criado pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, o prêmio visa identificar e reconhecer esforços inovadores realizados por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil.

BHS Brasil Health Service Ltda (projeto “Descarte consciente de medicamentos fora de uso”), I Systems Automação Industrial S.A. (projeto “Controle avançado de processos industriais utilizando tecnologia Fuzzy”), MAN Latin America Ind. e Com. de Veículos Ltda. (projeto “Caminhões urbanos híbridos – com maior eficiência energética”), Trelleborg do Brasil Soluções em Vedação Ltda. (projeto “Vedação que diminui o tamanho e peso dos componentes, agilizando processo de montagem – automotivo”), Optimale Soluções em Engenharia (projeto LEAKNOW – Software como serviço em nuvem para monitorar e detectar as perdas de água em tempo real nos sistemas de abastecimento) e WEG Equipamentos Elétricos S.A. (projeto “Nova plataforma de motores elétricos”) foram selecionadas entre 73 inscritos.

“A Alemanha é, de acordo com o Relatório de Competitividade Global 2012-13 do Fórum Econômico Mundial (WEF), uma das líderes mundiais em termos de inovação. O país ocupa a 3ª posição entre as 144 nações analisadas no que se refere à capacidade de inovação de suas empresas e o 4º lugar em relação aos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) por parte das companhias”, afirma Thomas Schmall, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “O conjunto desses fatores impulsiona a economia alemã e fortalece a sua competitividade. Com o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação queremos incentivar as empresas brasileiras e alemãs a agir de forma semelhante e incentivar a capacidade de inovação da indústria nacional.”

Para Sofhia Harbs, diretora do Departamento de Inovação da AHK-SP “o prêmio é uma iniciativa que visa aumentar a visibilidade de projetos inovadores desenvolvidos no Brasil, colaborando para aumentar a competitividade da economia brasileira e fomentando, também, um maior intercâmbio entre os dois países.”

Premiação

Em sua primeira edição, o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação será entregue a três projetos. O primeiro colocado viajará para a Alemanha onde visitará Institutos de Ciência e Tecnologia e poderá divulgar o seu projeto durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2014. Todos os três premiados receberão um diagnóstico e consultoria da Porsche Consulting.

A cerimônia de entrega do Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontecerá no próximo dia 12 de novembro, durante o “1º Seminário Brasil-Alemanha de Inovação”.

O cronômetro regressivo para a entrega do Prêmio foi acionado pelo presidente da Alemanha, Joachim Gauck, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2013, realizado nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação integra o calendário da Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014. 

AHK-SP
AHK-SP