Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2014

Dr. Reinhold Festge, sócio-proprietário da Haver & Boecker e presidente da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina (LAI), e Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, serão os homenageados com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2014. Trata-se da mais alta distinção concedida pelos dois países a pessoas que ofereceram contribuições de  relevância para o fortalecimento das relações econômicas bilaterais. A cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 31 de agosto, no Salão da Bolsa da Câmara de Comércio de Hamburgo, na Alemanha.

Dr. Reinhold Festge é o homenageado pelo lado alemão. Hoje sócio-proprietário da matriz da Haver & Boecker, em Oelde, na Alemanha, Dr. Festge foi diretor-executivo da subsidiária brasileira da companhia de 1980 a 1984, consolidando seus laços com o País. A Haver & Boecker Latinoamericana fica no município de Monte Mor, próximo a Campinas (SP), e atende, além do Brasil,  o mercado da América Latina nas duas divisões da companhia, de Telas e de Máquinas. Na Alemanha, a empresa familiar de médio porte foi fundada em 1887, atua nos segmentos de malhas metálicas, máquinas e equipamentos para embalagem e tecnologia de processamento, e hoje conta com 50 empresas subsidiárias e mais de 2.700 funcionários ao redor do mundo. Dr. Festge é também presidente da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina (LAI), entidade para promoção das relações comerciais entre a Alemanha e a América Latina, e, recentemente, foi eleito presidente da Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos (VDMA), posições que fortalecem ainda mais seus laços com o Brasil.

Pelo lado brasileiro, a homenagem será entregue a Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America. Cortes foi o primeiro brasileiro a presidir uma operação do Grupo Volkswagen na América do Sul e é, agora, o primeiro  latinoamericano a fazer parte da diretoria de Veículos Comerciais do Grupo Volkswagen, além de integrar o Management Board do grupo alemão MAN. O executivo participou, em 1986, da criação da Autolatina, joint-venture entre a Ford e a Volkswagen no Brasil e na Argentina, e de 1989 a 1990 trabalhou como gerente executivo de Estratégia de Negócios na matriz da Ford em Detroit, nos Estados Unidos. Com o fim da Autolatina em 1994, foi convidado pela Volkswagen da Alemanha a assumir a posição de Controller Corporativo da Volkswagen na América do Sul. Passou por vários postos estratégicos desde então, até chegar à posição atual, em 2009. Naquele ano, a MAN Latin America foi criada oficialmente, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE. Com fábrica em Resende (RJ) e uma capacidade total de produção de 80 mil veículos por ano, é a maior fabricante de caminhões, e a segunda maior de ônibus, da América do Sul.

O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha

Instituído em 1995, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é  uma iniciativa  da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo sob o patrocínio do Conselho Integrado das Câmaras Alemãs no Brasil.  A iniciativa também conta com o apoio da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria – DIHK (Deutscher Industrie und Handelskammertag). A premiação atesta ainda o reconhecimento público às contribuições de ordem pessoal, profissional ou cultural de pessoas que fortaleceram os laços de amizade e de parceria entre os dois países. A cerimônia anual de entrega da premiação é realizada rotativamente, uma vez em cada país. Ela abre os trabalhos do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que este ano está em sua 32ª edição (41ª edição da Comissão Mista Brasil-Alemanha). A galeria de homenageados com o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é integrada por ministros de Estado, políticos, empresários e líderes em suas áreas de atuação.