Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é entregue

 

O grande salão oval Friedrich-von-Thiersch no Kurhaus de Wiesbaden foi o cenário da cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha 2012, que se realizou na noite desta segunda-feira (2).  Em sua 18ª edição, o evento aconteceu na presença de mais de 450 pessoas, entre as quais se destacavam Anne Ruth Herkes, secretária de Estado no Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha; Heloísa Menezes, secretária no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil; Marcelo Deda, governador do Estado de Sergipe; Hans-Peter Keitel, presidente da Confederação da Indústria Alemã; Martin Wansleben, diretor da Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria; e Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI.

A importância das relações humanas e a valorização da amizade deram a tônica aos discursos pronunciados tanto pelas lideranças presentes, quanto pelos homenageados. “Estamos diante de duas personalidades que provaram que o que vale é a amizade e que ela pode fazer mais do que o poder político”, declarou Martin Wansleben, no que foi complementado por Heloísa Menezes, para quem “mais do que personalidades, estamos homenageando o ser humano e as suas qualidades”.

Georg Ludwig Braun, Personalidade Brasil-Alemanha 2012 pelo lado alemão, é o atual presidente do Conselho de Administração da B.Braun, empresa líder no setor de saúde e presente em 56 países no mundo. A sua ligação com o Brasil data de 1968, quando aos 24 anos assumiu a direção dos Laboratórios Americanos S.A., em Niteroi (RJ), transformando-os em Laboratórios Braun, braço do grupo no continente sul-americano. A relação com o País se manteve intensa ao longo dos anos. No seu discurso de agradecimento, em português claro, afirmou que “um pedaço da minha vida está no Brasil e sempre levo comigo tudo que consegui vivenciar nesse País”.

Já Klaus H. Behrens, homenageado pelo lado brasileiro neste ano, e atualmente membro do Conselho Deliberativo do Hospital Oswaldo Cruz de São Paulo, enfatizou os seus mais de 30 anos de vida no Brasil, país que considera “a sua casa”, apesar de ter nascido no Paraguai e passado a juventude na Argentina. Behrens também se referiu aos relacionamentos entre as pessoas em seus agradecimentos. Enaltecendo as características dos brasileiros, que se mostram sempre abertos e dispostos a cooperar, ele lembrou que essas qualidades permitiram que realizasse inúmeros projetos no campo empresarial e social.

O Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, que prestigia anualmente um representante de cada um dos países por seus esforços e contribuições para o estreitamento das relações comerciais e políticas dessas duas nações.

Divulgação / AHK
Divulgação / AHK