Prêmio von Martius reconhece trabalhos


A Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK-SP) promoveu, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, a 14ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade.


A iniciativa tem o objetivo de premiar trabalhos concluídos ou em andamento de empresas, organizações não-governamentais, indivíduos e instituições do poder público de qualquer local do território nacional, associadas ou não à AHK – São Paulo, em três categorias: Humanidades, Tecnologia e Natureza.


Os trabalhos inscritos foram julgados por uma banca convidada composta por empresários, líderes e jornalistas especializados nas áreas social, cultural e ambiental. Cada categoria premia um projeto vencedor que recebe um troféu e um diploma em reconhecimento à ação que contribui para o desenvolvimento da sustentabilidade.


O anúncio dos vencedores aconteceu no último dia 30 de setembro, após a abertura do Congresso Ecogerma 2015. O evento, que aconteceu no auditório da FIESP, contou com o tema central “Impactos e Soluções da Crise Hídrica e Energética”.


Os ganhadores do  Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2015 foram:


Categoria Humanidade
Ganhador: Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS
Projeto:  Convivência com a realidade semiárida, promovendo o acesso à água, solidariedade e cidadania.


Categoria Natureza
Ganhador: Associação Caatinga
Projeto: No clima da Caatinga – Natureza Preservada


Categoria Tecnologia
Ganhador: Afranio Almir Righes
Projeto: Tecnologia para sustentabilidade da água em zonas rurais e urbanas de Santa Maria -RS


Pioneirismo- sobre o Prêmio von Martius
Criado no ano 2000 pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, o Prêmio von Martius tem o objetivo de “reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovem o desenvolvimento econômico, social e cultura no contexto do desenvolvimento sustentável”. 


Ele leva o nome do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip von Martius (1794 – 1868) cujo trabalho de pesquisa científica, durante a viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso País.

Divulgação AHK-SP
Divulgação AHK-SP