Seguro de crédito é ferramenta de proteção empresarial


Apresentar a importância do seguro de crédito e o seu funcionamento como uma ferramenta estratégica para as empresas. Esse foi o objetivo do Espaço Aberto com a Coface Seguros, empresa de gerenciamento e soluções de crédito, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), nesta quarta-feira (18).



“O seguro de crédito é uma garantia de uma transação mercantil entre duas empresas. Muitas companhias têm clientes para os quais vendem há muitos anos, e pensam, por isso, que nunca vão ter nenhum problema. O seguro existe, justamente, para proteger a empresa contra inadimplências inesperadas – e elas podem acontecer”, destacou Marcele Lemos, presidente da Coface no Brasil, palestrante do evento. “Eu faço sempre uma alusão ao seguro de carro. Às vezes você tem o seguro do seu carro há 10 anos e nunca usou, mas você não vai deixar de fazê-lo, porque você quer estar protegido caso aconteça algo no futuro. Esse também é o conceito do seguro de crédito. Ele ajuda as empresas a se protegerem contra perdas inesperadas, além de deixar o balanço dessas empresas mais ‘saudável’ à vista de bancos, por exemplo”, completou.



Segundo Lemos, hoje, no Brasil, no máximo 500 companhias se beneficiam do seguro de crédito, e o país tem 12 milhões de empresas, o que mostra o potencial de crescimento do setor.



Coface em números



A Coface, com sede em Paris, está há mais de 60 anos no mercado e tem presença direta em 66 países. O grupo teve € 1,6 bilhões de faturamento no ano passado, e conta com uma base de 56 milhões de clientes cadastrados.



Associada à AHK desde setembro de 2004, a Coface do Brasil é líder no mercado nacional, com 57% do marketshare. A empresa, que chegou ao país em 1998, teve um faturamento de R$ 114 milhões em 2011, o que representou 17% de crescimento em relação a 2010. Para esse ano, a expectativa é crescer mais 15%.

AHK/Thiago Schioppa
AHK/Thiago Schioppa