Westerwelle propõe ano da Alemanha no Brasil

O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, disse nesta quinta-feira que propôs ao presidente Lula fazer de 2013 o ano da Alemanha no Brasil. “O presidente Lula se mostrou aberto a esse plano”, disse Westerwelle durante um evento para empresários brasileiros e alemães, na Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, em São Paulo. Ele afirmou que irá trabalhar para que a iniciativa seja levada adiante.


Westerwelle ressaltou também a importância de fortalecer as relações bilaterais. Para ele, o crescimento político-econômico do País, bem como o desempenho positivo face à crise mundial, demonstram a necessidade de uma nova postura frente ao Brasil e ao Mercosul.


“O mapa político do nosso tempo está sendo redesenhado”, disse. O representante do governo Angela Merkel afirmou ainda que “o governo alemão deverá fazer da América Latina um elemento central da política externa do país”.


Copa do Mundo e Olimpíadas


A realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil abre oportunidades de negócios para empresas alemães, sobretudo no que diz respeito às áreas de construção e infraestrutura. “Queremos trazer para o Brasil a nossa experiência na preparação e realização de grandes eventos”, disse.


Segundo o presidente da Siemens e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, Adilson Primo, os investimentos globais durante esses eventos esportivos deverão chegar a US$ 50 bilhões. “A Alemanha tem condições de estar presente em boa parte deles”.

Ricardo Maizza
Ricardo Maizza