Escolas associadas à AHK: Como estão funcionando?

Suíço-Brasileiro, Deutsche Schule Curitiba e Colégio Bom Jesus oferecem aos seus alunos aulas online – ainda não há previsão de retorno

Com o fechamento das escolas devido à pandemia de coronavírus, instituições de ensino filiadas à Câmara buscam alternativas para a manutenção das classes nesse período. No Colégio Suíço-Brasileiro, localizado em Pinhais, quase todas as aulas estão sendo realizadas na modalidade de ensino à distância. “O colégio está tentando fazer o melhor possível dentro da atual situação, e está muito satisfeito com a cooperação positiva de toda a comunidade escolar. No que diz respeito ao planejamento de aulas, tentamos seguir o calendário escolar da melhor forma possível”, afirma o diretor Marc Schumacher.

A internet também foi a solução encontrada pelo Colégio Bom Jesus, que utiliza a plataforma digital BJ Connect e também a solução Google for Education, que oferece, entre outras ferramentas, as salas virtuais Google Classroom. “Nossos funcionários e professores tiveram que se adaptar a esta nova realidade, seja por meio de treinamentos oferecidos pelo colégio, seja por iniciativa própria das nossas equipes, que estão inteiramente engajadas para contribuir com o melhor que podemos oferecer aos nossos alunos. São muitas variáveis novas que surgiram repentinamente, mas temos certeza de que vamos superar essa situação, mais experientes e mais fortes do que entramos”, pontua o gerente pedagógico da rede Marcelo Bianchini Favaro.

Para dar continuidade às aulas, a Deutsche Schule – Escola Alemã de Curitiba, desde o primeiro dia de paralisação, está utilizando diversas plataformas disponíveis. “Estamos dando aulas ao vivo com um aplicativo de reunião virtual, utilizamos sites de upload de vídeos, uma plataforma educacional e a todo instante buscamos soluções para os desafios que surgem no dia-a-dia”, explica a diretora Graciela Alvarez Sielaff.

No entanto, apesar de todas as adversidades – naturais do contexto atual – diretores das três escolas compartilham aprendizados e experiências positivas, proporcionados pelo novo ambiente. Na avaliação da direção do Suíço, a comunidade escolar, pais, professores e alunos, têm enfrentado corajosamente os difíceis desafios impostos devido ao fechamento do colégio. “Com todas as dificuldades, desafios e frustrações nesta situação de pandemia, ficamos todos surpresos com a maneira como a grande maioria reagiu de modo construtivo e positivo a esta nova situação e se adaptou rapidamente. Estamos impressionados com a paciência dos pais de nossos alunos”.

Esta percepção é semelhante a da direção da Escola Alemã, que atribui a rápida adaptação às novas circunstâncias à cooperação e ao entrosamento entre sua equipe. “Isso foi determinante para nós. Esse período tem sido de grande dificuldade, mas também de muito aprendizado. É muito difícil ficar com a escola fechada, longe dos alunos e alunas. Tivemos que aprender de um dia para o outro a adaptar nosso conteúdo pedagógico, mobilizamos todos nossos professores e equipe administrativa (estamos todos trabalhando à distância), pedimos a compreensão dos responsáveis. Agora, após quase dois meses de paralisação das aulas, as coisas estão fluindo melhor, tanto as crianças quanto nós estamos melhor adaptados à nova condição, mas o isolamento é cansativo e desgastante, sobretudo emocionalmente”.

Para Marcelo, do Bom Jesus, a crise tem mostrado, principalmente para as escolas que trabalham em um modelo anual estritamente planejado, que é preciso se reinventar para responder a todas as adversidades que vêm sendo colocadas para as instituições. “Se eu pudesse resumir isso em uma frase, diria “abra sua cabeça, analise todos os cenários, considere todas as possibilidades, sempre busque o melhor, seja humilde para reconhecer o que precisa melhorar e perseverante para levar em frente suas convicções””, finaliza.