Brasil e Alemanha: Cooperação para Desenvolvimento Sustentável

Trabalhamos juntos para um futuro sustentável. A relação Brasil e Alemanha cultiva uma parceria estratégica com o objetivo de desenvolver respostas a questões relevantes para o futuro, indo muito além de relações bilaterais.

Há mais de meio século, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbHGIZ, em alemão), tem implementado, no Brasil, projetos sobre sustentabilidade em nome do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ, sigla em alemão) e do Ministério Federal do Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU, sigla em alemão).  

O Brasil, nona maior economia mundial, é um agente fundamental para o cenário global e está engajado na luta contra as mudanças climáticas e na proteção da biodiversidade. Em 2015, Alemanha e Brasil se declararam a favor da descarbonização completa de suas economias até o final do século 21.

Projetos da GIZ no Brasil

O foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, bem como a proteção e o uso sustentável da floresta tropical. Além disso, temas como desenvolvimento urbano sustentável ou oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima desempenham um papel cada vez mais importante. Os projetos da GIZ contribuem com o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, além de promoverem o desenvolvimento econômico, social, ambiental e sustentável. 

As florestas tropicais do Brasil abrigam uma grande diversidade de fauna e flora e são fundamentais para a regulação do clima e para a conservação da biodiversidade. A GIZ contribui para a implementação de políticas públicas nas áreas de conservação e o uso sustentável das florestas tropicais e da biodiversidade, bem como a adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Além disso, a inclusão social, o aumento de renda e a proteção de direitos dos povos indígenas são elementos importantes da Cooperação.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estima-se que até 2026 as energias renováveis serão responsáveis por 87% da geração de energia elétrica. A geração de energias por meio de fontes renováveis e a eficiência energética são pilares para garantir a segurança energética em um país. O crescimento econômico e demográfico esperado para os próximos anos contribuirá para o aumento da demanda energética, sendo assim desenvolver políticas por meio de fontes renováveis é olhar para o futuro.

Em conjunto com outros parceiros, a GIZ  tem o intuito de melhorar a integração de fontes renováveis na matriz energética brasileira e promover a eficiência energética. Os projetos em andamento contribuem para a consolidação de novas tecnologias, para o desenvolvimento urbano sustentável e para a formação profissional, considerando a proteção do clima e a segurança energética. Há também projetos nas áreas de mobilidade elétrica e urbana, bem como eficiência energética no abastecimento de águas e no tratamento de resíduos.

O perfil inovador e sustentável da Cooperação Alemã é complementado por meio de Programas e Iniciativas Multissetoriais, como Programa Políticas sobre Mudança do Clima (PoMuC), parcerias trilaterais entre o Brasil, a Alemanha e um terceiro país, entre outros. As parcerias teuto-brasileiras, no campo da pesquisa, que interligam ciência e universidades com parceiros da política, do setor privado e da sociedade civil são promovidas sistematicamente.

Desde 2011, atuo como ExperTS na Câmara Brasil-Alemanha (AHK-São Paulo). O Programa ExperTS foi concebido com a intenção de conciliar o engajamento da economia alemã nos países em desenvolvimento e emergentes com os ODS. Para tanto, o Programa envia especialistas em assuntos como energia, transferência de tecnologia ou formação profissional para as AHKs, com o intuito de prestarem consultoria para empresas e mostrarem possibilidades de unir esforços com as instituições da Cooperação Alemã.

Vantagens do Programa ExperTS:

  • Ajudamos empresas a abrir novos mercados em países em desenvolvimento e emergentes.
  • Apresentamos as possibilidades de apoio pelo Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).
  • Apoiamos o engajamento empresarial no fortalecimento da economia local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos países.
  • Intermediamos contatos entre empresas e organizações da cooperação alemã para o desenvolvimento, como por exemplo, os bancos de desenvolvimento KfW e DEG, a Sequa gGmbH e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) GmbH

Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco: cimexpert@ahkbrasil.com ou (+55 11) 5180-4552

Dr. Bernd dos Santos Mayer é o Diretor de Cooperação para Desenvolvimento Sustentável da Câmara Brasil-Alemanha.