Iniciativa Startup Connected, os caminhos do MOBQI

O MOBQI é um aplicativo brasileiro que reúne vários serviços de locomoção urbana em um só app, priorizando a mobilidade com inteligência. Podemos dizer que, para nós do MOBQI, é uma grande satisfação ter proporcionado um sistema integrado que permite o gerenciamento e compartilhamento de dados da mobilidade urbana, ligando nossos usuários com os prestadores de serviço.

A nossa motivação por traz da criação do MOBQI foi a preocupação com os problemas de locomoção presentes em todas as cidades do mundo. Queríamos uma solução que fosse para todos. Nesse contexto de criação, a startup foi desenvolvida para ser um sistema ideal para se enquadrar em qualquer cidade, estado ou país que tenha como premissa melhorar a mobilidade urbana. Conectando os serviços de transporte e de emergência, visamos dar um melhor atendimento à população e um novo modo inteligente de se mover pelas cidades.

Um diferencial da nossa startup, por exemplo, é a possibilidade que os nossos usuários possuem em saber a quantidade de CO₂ economizado ao utilizar um veículo elétrico ao invés do convencional no seu percurso. Além disso, o MOBQI disponibiliza informações sobre postos de abastecimento elétrico com seus preços e os melhores caminhos para chegar até eles. Informar aos usuários a quantidade de calorias queimadas, caso queiram se locomoverem andando também é um diferencial do aplicativo MOBQI. Também há a possibilidade de chamar um táxi sem precisar sair da nossa plataforma, que também fornece a melhor rota com informações em tempo real.

Para nós foi de suma importância ser vencedora do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups na categoria Eletromobilidade da GIZ. A iniciativa Startups Connected contribuiu de diversas formas para o desenvolvimento da empresa. Fomos acelerados pela GIZ e tivemos a oportunidade de nos desenvolver e fazer conexões com grandes empresas. Recebemos ainda mentoria da consultoria Tropos Lab e da Câmara Brasil-Alemanha. Fora isso, tivemos a possibilidade de expor nossas soluções na Feira de Boas Práticas do Fórum Brasil-Alemanha de Mobilidade Elétrica, que recebeu cerca de 200 visitantes. A participação no Prêmio Brasil-Alemanha de Startups foi um divisor de águas.

Além disso, tivemos uma importante parceria do MOBQI com a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Por questões de segurança, não podemos detalhar esse processo, mas é uma parceria com o Governo e instituições que visam um aprimoramento na vida das pessoas, conectando o cidadão a serviços de emergência e prestação de serviço.

Por fim, os próximos passos e os planos futuros do MOBQI incluem a expansão de Escritórios de Comercialização na Suíça, além do desenvolvimento de parceria com outros seis países, cujas negociações foram finalizadas, mas ainda não divulgadas. A startup ainda conduzirá lançamentos de novas soluções aos problemas de deslocamento das grandes cidades e de uma nova plataforma que está sendo desenvolvida em parceria com o Governo do Brasil e Universidades.

Conheça o MOBQI, clicando aqui!

As startups que têm interesse em participar da iniciativa, podem se inscrever para o Prêmio Startups Connected até dia 27 de julho, clicando aqui.  

Ernani Jardim de Miranda Machado é CEO do MOBQI

 

Foto: Reprodução