TRUMPF une-se à luta contra a Covid-19 com retrofit de mini lasers para ventiladores mecânicos

Foto: Divulgação / TRUMPF.

A TRUMPF Photonic Components, empresa do Grupo TRUMPF, possui em sua linha de produtos diodos a laser capazes de medir a quantidade de oxigênio. Estes diodos eram largamente utilizados para monitorar a quantidade do gás durante o reabastecimento de aeronaves, evitando acidentes. Agora, eles serão usados para melhorar a performance e a eficácia de respiradores. Com eles, será possível ajustar com maior precisão a quantidade de oxigênio que cada paciente recebe em tempo real. Até o final de maio, 3.500 ventiladores mecânicos serão equipados com os diodos a laser da TRUMPF.

​Na luta contra a Covid-19, a TRUMPF está adaptando os diodos a laser que são normalmente usados para medir a quantidade de oxigênio durante o reabastecimento de aeronaves ou na indústria petroquímica. A principal função é verificar a composição do ar, prevenindo explosões. Agora, eles estão sendo instalados em respiradores hospitalares para medir a quantidade de oxigênio que está sendo ministrada ao paciente de Covid-19. 

“Como empresa de alta tecnologia, nós podemos contribuir com nossa experiência em desenvolvimento e produção para este projeto único. Mesmo que os componentes para respiradores não façam parte do nosso negócio principal, combater o novo coronavírus interessa a todos nós,” diz Berthold Schmidt, Managing Director da TRUMPF Photonic Components, que tem sede em Ulm, Alemanha. A previsão é entregar diodos a laser para equipar 3.500 ventiladores até o fim de maio. No curso da crise da Covid-19, eles serão produzidos adicionalmente por um fabricante norte-americano.

Lasers brilham através do ar que respiramos

A subsidiária TRUMPF Photonic Components (TP) fornece diodos a laser, o coração dos sensores de oxigênio. Os mini-lasers foram projetados para irradiar o ar que os pacientes respiram. Eles emitem uma luz que é absorvida pelo ar em maior ou menor grau, dependendo da quantidade de oxigênio que o respirador contém.  O novo sensor mede com precisão a quantidade de oxigênio que está sendo ventilado e pode medir também na saída, para calcular a absorção.  “Uma medição na area médica deve ser altamente confiável e precisa. Nossos diodos a laser oferecem esta segurança”, afirma Schmidt.