AHK Rio promove Simpósio Internacional sobre Petróleo e Gás na Alemanha

Uwe_Beckmeyer_e_Thomas_Olsinger_Divulgayyo_AHK_Rio_rgb
Uwe Beckmeyer e Thomas Olsinger

No dia 27 de abril, a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) promoveu o “2º Simpósio Internacional sobre o mercado de Petróleo & Gás”. O evento aconteceu durante a feira de Hannover (Alemanha), a maior feira industrial do mundo, com foco em inovação e indústria 4.0. Participaram do simpósio, palestrantes das multinacionais Halliburton, Baker Hughes, OneSubsea, Wintershall e ADNOC (Abu Dhabi National Oil Company). Além disso, estiveram presentes o secretário de Estado do Ministério da Economia e Energia da Alemanha, Uwe Beckmeyer, e o diretor executivo da Associação das Indústrias de Máquinas e Equipamentos da Alemanha (VDMA), Hauke Schlegel.

O evento contou com a presença de cerca de 90 convidados, entre eles representantes de empresas alemãs de alta tecnologia e fornecedores dos segmentos de petróleo, gás e indústria naval, com o principal objetivo de mostrar o potencial do mercado brasileiro para investidores estrangeiros.

Conforme Christian Kiesl, diretor executivo da Halliburton Alemanha, esse tipo de evento com troca de informações é bastante interessante, principalmente em tempos de incertezas globais. “Ficamos muito contentes em poder apresentar a Halliburton frente a esse público de alto nível. A organização do simpósio foi excelente, o número dos participantes superou nossa expectativa e o networking foi muito proveitoso” acrescentou Kiesl. 

Thomas Olsinger, gerente de Marketing e Vendas da AHK Rio, destacou que o melhor momento para empresas estrangeiras entrarem no mercado brasileiro é agora. “Temos que ver o Brasil pelo potencial do mercado no médio prazo. Do nosso ponto de vista, esse mercado tem o potencial de atrair investimentos do mundo inteiro. Além disso, o câmbio atual é em favor dos investidores estrangeiros”, informou Olsinger. Dalia Samra-Rothe, Deputy CEO da Câmara Alemã dos Emirados Árabes Unidos e co-organizadora desse simpósio, acrescentou que já teve início o planejamento para o “3º Simpósio Internacional sobre o Mercado de Petróleo & Gás”, que acontecerá no dia 26 de abril de 2017 na feira de Hannover. 

O objetivo da AHK Rio em 2017 é garantir a presença de um representante da Petrobras como palestrante. “Do nosso ponto de vista, a Petrobras tem que apresentar-se frente aos fornecedores de alta tecnologia como um dos maiores players de petróleo & gás do mundo. Nesse sentido, a AHK Rio irá concentrar todos seus esforços para colaborar”, constatou Olsinger. 

Durante o evento, a AHK Rio lançou a publicação “Doing Business in the Oil & Gas Sector: Opportunities for German companies worldwide” em Hannover. Todos os convidados receberam um exemplar da publicação na versão impressa. Trata-se de um manual prático para empresas e investidores estrangeiros, com foco no mercado brasileiro. Além disso, fizeram parte dessa publicação as Câmaras Alemãs dos EUA, México, Noruega, Rússia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, com matérias próprias sobre o mercado de petróleo e gás nos respectivos países. 

Principais parceiros dessa publicação são FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Apex-Brasil, Revista TN Petróleo e GTAI (Agência Alemã de Promoção de Exportações e Investimentos). Além disso, participaram como parceiras as empresas MAN Diesel & Turbo, Wintershall, Raytheon, Reed Exhibitions, Hamburg Messe e Alliance for Integrity. 

A publicação, em língua inglesa, é distribuída gratuitamente na versão eletrônica, através da AHK Rio. Informações: Thomas Olsinger (thomas@ahk.com.br).

Fonte: TN Petróleo

Foto: Divulgação AHK Rio