Aldeias Infantis SOS Brasil inaugura Casa Lar em Santo Antônio da Patrulha

Espaço possui amplo jardim para atividades e brincadeiras ao ar livre. Foto: Divulgação / Aldeias Infantis SOS Brasil.

A Aldeias Infantis SOS Brasil ampliou a sua abrangência nacional com a inauguração da primeira Casa Lar no município de Santo Antônio da Patrulha, no interior do Rio Grande do Sul. O espaço foi aberto oficialmente no dia 28 de fevereiro, com a presença prefeito, Daiçon Maciel da Silva, do vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz, da secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento social, Ana Cristina Ramos Cardoso, além de gestores e colaboradores da organização social.

O novo espaço está complemente equipado e mobiliado para receber crianças e adolescentes, e conta com quatro quartos, dois banheiros, cozinha, sala de estar e jantar, área de serviço, garagem com churrasqueira e amplo jardim para atividades e brincadeiras ao ar livre.

Assim como as outras iniciativas da organização, o novo programa em Santo Antônio de Patrulha está alinhado com a diretrizes de cuidado alternativo estabelecidas pela Organização das Nações Unidas, que no ano passado completaram uma década.

A estrutura já é o lar de oito crianças e adolescentes, e tem capacidade para acolher até 10 pessoas. A Casa Lar será gerida por uma equipe multidisciplinar completa, com três mães-sociais, uma assistente, uma psicóloga e uma assistente social.

O espaço será mantido através de um convênio entre a Aldeias Infantis e a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha. Durante a abertura, o gestor territorial da organização no Rio Grande do Sul, Enéas Palmeira Machado, ressaltou a importância da parceria em prol das crianças e adolescentes do município.

“Foi com a consolidação de boas intensões, tanto do município quanto por parte de Aldeias Infantis, que iremos atender essas crianças com a melhor qualidade possível”, afirmou.

Os representantes do poder público manifestaram o compromisso de apoiar a criação de projetos de fortalecimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Este método permite que eles convivam como uma família mesmo, e isso é significativo para a vida. Santo Antônio é a quarta cidade do estado a aderir e espero que sejamos um exemplo para o Rio Grande do Sul”, disse o prefeito.

A Aldeias Infantis SOS Brasil está presente em 31 municípios em todas as regiões do país. No estado gaúcho, a organização também atua em Santa Maria, Porto Alegre e Capão da Canoa, com o acolhimento de 90 crianças e adolescentes em casas lares, além de dar assistência para 60 venezuelanos através do projeto Brasil Sem Fronteiras, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).