BASF apresenta manejo eficiente de plantas daninhas no cultivo da macieira durante XVI Enfrute

Foto: Divulgação – BASF

As baixas temperaturas do inverno são bem-vindas nos pomares do Sul. No região com maior produção da fruta, a chegada do frio intenso marca o início do período de dormência das macieiras, além do início das primeiras podas. O manejo realizado nesta fase vai refletir em maior produtividade e qualidade dos frutos.                   

Um dos cuidados que começa agora e segue durante todo o ciclo do cultivo é o manejo de plantas daninhas. Uma série de plantas daninhas de folhas estreitas e folhas largas como o azevém, o nabo e a buva competem com a macieira por água e nutrientes. “Em cultivos perenes, o controle de plantas daninhas também é muito importante. Manter o pomar limpo faz parte do manejo eficiente da macieira. Estas plantas invasoras também podem ser hospedeiras de pragas e doenças”, afirma Rodrigo Pifano, gerente de Marketing de Hortifruti da BASF.

O controle de plantas daninhas na macieira pode ser feito com diferentes métodos de controle, dentre os quais, o uso de herbicidas registrados para a cultura, como Finale® e Heat®. “A BASF apresenta ao mercado de fruticultura soluções que visam a longevidade dos cultivos e a rentabilidade dos negócios”, explica Rogério Antonangelo, gerente de Marketing Território da BASF.

O manejo fitossanitário adequado da macieira foi o foco da BASF durante o XVI Enfrute (Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado) realizado em Fraiburgo (SC), de 23 a 25 de julho. A empresa leva ao evento as Soluções BASF para fruticultura e reforça a importância do manejo ser feito no momento certo. 

O regulador de crescimento para quebra de dormência, Dormex®, é usado no início do ciclo. Os herbicidas podem ser aplicados desde a dormência até o período de colheita. O uso de inseticidas é recomendado a partir do final da floração até o começo da maturação das frutas. E o manejo com fungicidas deve ser feito durante todo o ciclo produtivo e de acordo com o monitoramento do pomar.