BASF construirá fábricas de plásticos de engenharia e poliuretanos termoplásticos em nova planta na China

Foto: Divulgação BASF

A BASF planeja construir fábricas de plásticos de engenharia e de poliuretano termoplástico (TPU) no seu site de produção integrada de químicos “Verbund” em Zhanjiang, na China. Estas serão as primeiras fábricas de produção a entrar em operação no site. A nova fábrica adicionará uma capacidade de 60 mil  toneladas por ano de plásticos de engenharia da BASF na China até 2022, elevando a capacidade total da BASF desses produtos na Ásia-Pacífico para 290 mil toneladas por ano. Como parte do plano da empresa de implementar um conceito abrangente de produção inteligente em sua planta industrial Verbund, com base em tecnologias de ponta, as novas fábricas utilizarão sistemas automatizados de controle para embalagens com alta tecnologia e veículos guiados automaticamente.

“Menos de um ano após assinarmos o primeiro Memorando de Entendimento, temos o prazer de anunciar as primeiras fábricas a serem instaladas em nosso site inteligente Verbund em Zhanjiang”, afirma Stephan Kothrade, presidente das regiões Ásia-Pacífico e Grande China. “O projeto está avançando rapidamente e os clientes no sul da China logo serão beneficiados com esses produtos inovadores para atender às suas necessidades imediatas”.

A infraestrutura geral da planta Verbund em Zhanjiang será construída junto com as fábricas. A BASF Integrated Site (Guangdong) Co. Ltd (BIG), nova subsidiária integral da BASF, foi oficialmente fundada. Esta entidade supervisionará as operações do novo site Verbund, fortalecendo o compromisso da BASF com o mercado do sul da China.

“Queremos melhorar nosso suporte para os clientes no mercado do sul da China e em todo o mundo. Faremos isso por meio das novas fábricas que serão instaladas perto das indústrias em crescimento de clientes, permitindo maior eficiência com base na nossa produção inteligente. Assim, aumentaremos a velocidade de inovação e eficiência de nossos serviços”, comenta Raimar Jahn, presidente da divisão de Materiais de Performance da BASF. “As empresas fabricantes de materiais elétricos e eletrônicos e montadoras estão recorrendo à BASF para ajudá-los a lidar com tendências como, por exemplo, a eletrificação de carros e miniaturização de dispositivos eletrônicos”.

O crescimento do mercado de TPU, principalmente para aplicações de tecnologias avançadas, dá-se por vários fatores, incluindo o aumento de requisitos regulatórios e as crescentes expectativas dos clientes para melhorar o desempenho de sustentabilidade em áreas como mobilidade elétrica, diminuição de peso e automação. As soluções da BASF dão condições para este crescimento através de cabos e fios com segurança aprimorada para automação, materiais automotivos e materiais leves para bens de consumo. Com as necessidades dos clientes evoluindo rapidamente em todo o mundo, a BASF está alavancando seu investimento em mercados emergentes visando atender às necessidades locais e continua investindo em economias desenvolvidas.

Em julho de 2018 a BASF assinou em Berlim o primeiro Memorando de Entendimento, referente ao site Verbund, com o governo da província de Guangdong e em janeiro de 2019, a empresa assinou um acordo estrutural estabelecendo maiores detalhes acerca do plano. O site Verbund em Guangdong será o maior investimento da BASF, estimado em até $ 10 bilhões de dólares após a conclusão, operando sob a responsabilidade exclusiva da BASF. A cadeia de valor integrada conectará as fábricas upstream e downstream, com uma gama que vai desde químicos básicos a produtos e soluções mais orientados para o consumidor, atendendo setores de crescimento como bens de consumo ou transporte. O site deverá ser o terceiro maior da BASF em todo o mundo, seguido por Ludwigshafen, na Alemanha, e Antuérpia, na Bélgica.