BASF desenvolve novo quelante à base de recursos renováveis, o Trilon® M Max

Foto: Divulgação BASF

Desenvolvido para oferecer uma solução mais sustentável aos produtos voltados para cuidados domésticos e industrial, a BASF lançou o Trilon® M Max EcoBalanced, a primeira solução da linha Trilon® M à base de fontes renováveis, produzida conforme a abordagem de mass balance. Esse agente quelante substitui a matéria-prima fóssil por matéria-prima renovável, como o biodiesel ou o biogás, nos estágios iniciais da produção. A matéria-prima renovável é então atribuída ao produto, usando um método certificado pela TÜV Nord. Assim, a BASF é capaz de substituir totalmente a matéria-prima fóssil por fontes renováveis, economizando os recursos fósseis escassos e reduzindo as emissões nocivas de gases de efeito estufa.

Os agentes quelantes fazem parte da composição de uma ampla gama de aplicações. Melhoram a ação dos detergentes e produtos de limpeza, além de serem usados como aditivos na indústria do papel e como intermediários na produção de fertilizantes especiais, que podem contribuir para a saúde das plantas e evitar a salinização do solo.

“A demanda por soluções de limpeza doméstica, industrial e institucional com ingredientes sustentáveis e de alta qualidade está sempre crescendo. Nós desenvolvemos o agente quelante Trilon® biodegradável porque percebemos, desde o início, a importância de encontrarmos uma alternativa sustentável ao fosfato e fosfonato. Com o Trilon® M Max EcoBalanced, estamos indo ainda mais longe ao apoiarmos nossos clientes em sua jornada em direção a uma maior sustentabilidade, usando matérias-primas renováveis, reduzindo o consumo de recursos fósseis e da pegada de carbono nas operações de produção. Ao mesmo tempo, estamos oferendo aos nossos clientes transparência total com a certificação REDcert2”, comentou Soeren Hildebrandt, vice-presidente sênior da BASF de Home Care, I&I e Industrial Formulators na Europa.

O Trilon® M Max EcoBalanced é 100% à base de fontes renováveis. Desse modo, ajuda a proteger o meio ambiente e o clima sem comprometer a alta qualidade que os clientes da BASF esperam. Recentemente, foi premiado com a certificação de padrão referencial REDcert2.

Trilon® M Max EcoBalanced recebe certificação com padrão referencial REDcert2

Em 2019, a BASF transferiu seus produtos, que englobam desde a matéria-prima até o produto final com a abordagem de mass balance, para o novo padrão global REDcert2, focado na indústria química. Essa certificação independe da TÜV Nord e confirma ao cliente que a BASF substituiu totalmente a quantidade de matéria-prima fóssil necessária para fabricar o Trilon® M Max EcoBalanced, usando fontes renováveis desde o início do processo de produção.