Bayer conclui a venda da unidade de negócio de Saúde Animal à Elanco

Foto: Pixabay.

Nesta segunda-feira, 3 de agosto, a Bayer concluiu a venda de sua unidade de negócio de Saúde Animal à empresa norte-americana Elanco Animal Health Incorporated. As companhias assinaram um acordo para esse efeito em agosto do ano passado. A transação foi concluída após o cumprimento das condições acordadas, incluindo o recebimento de aprovações regulatórias.

Após o fechamento da transação, a Bayer recebeu 5,17 bilhões de dólares dos EUA (sem impostos) em dinheiro, considerando a dedução dos ajustes habituais no preço de compra, além de 72,9 milhões de ações ordinárias da Elanco Animal Health, correspondendo a 15,5% das ações em circulação da empresa americana. A Bayer mantém a intenção de retirar sua participação na empresa em devido tempo. As ações estão sujeitas a certos períodos de retenção até meados de 2021.

O desinvestimento do negócio de Saúde Animal é a maior transação em uma série de medidas de portfólio iniciadas pela Bayer em novembro de 2018. A empresa já concluiu a venda das marcas de saúde ao consumidor Coppertone™ e Dr. Scholl’s™ e sua participação de 60% da empresa de serviços Currenta, na Alemanha. O antigo negócio de Saúde Animal da Bayer, que possui cerca de 4.400 funcionários e alcançou vendas de 1,57 bilhão de euros em 2019, desenvolve e comercializa produtos e soluções inovadoras para a prevenção e tratamento de doenças em animais de companhia e de criação.

“Gostaríamos de agradecer aos funcionários da Saúde Animal por seu compromisso de longa data e pelo sucesso trazido à Bayer. Na Elanco, encontramos um novo proprietário forte para o nosso negócio e essa transação cria um dos líderes globais em saúde animal”, disse Werner Baumann, Presidente do Conselho de Administração da Bayer. “Também conseguimos resguardar os interesses da força de trabalho”. De acordo com o contrato com a Elanco, todos os funcionários da Bayer Saúde Animal terão pelo menos um ano de proteção ao emprego contra rescisão unilateral com benefícios semelhantes e não menos favoráveis ​​no conjunto.