Hamburg Süd e International Maritime Museum de Hamburgo assinam acordo para exposição permanente

Foto: Divulgação – Hamburg Süd

A Hamburg Süd e o Museu Marítimo Internacional de Hamburgo (International Maritime Museum – IMMH) assinaram um acordo para catalogar e exibir a coleção histórica da companhia de navegação, fundada em 1871. Usando imagens importantes, modelos de navios, documentos e outros artefatos do arquivo da Hamburg Süd, o projeto visa tornar a história do armador acessível ao público em geral, sob a forma de uma exposição permanente. Há também planos para organizar uma exposição especial para 2021 para marcar o 150º aniversário da empresa. Além disso, a coleção histórica abrangente estará permanentemente disponível para fins de pesquisa no Museu Marítimo Internacional, um dos principais museus do setor marítimo.

O financiamento necessário para vários anos de trabalho preparatório, bem como as exposições, foi assegurado graças a uma importante doação da família Oetker, que detinha a Hamburg Süd há mais de oito décadas. Em 2017, a família vendeu a empresa de transporte para sua atual proprietária, a Maersk, maior empresa de transporte marítimo do mundo, com sede em Copenhague. A Maersk também está fornecendo suporte para o trabalho junto ao museu.

Os planos pedem que o Museu Marítimo Internacional projete uma exposição que retrate vividamente a história da Hamburg Süd, desde sua fundação durante os anos de emigração da Europa para a América do Norte e do Sul na segunda metade do século XIX, durante as turbulentas décadas entre a Primeira Guerra Mundial, a crise econômica global, a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra, ao transporte de carga geral e, finalmente, à era da conteinerização.

O desenvolvimento da Hamburg Süd ao longo destes séculos e meio servirá como um exemplo do que várias empresas de transporte marítimo, a partir desse período, também passaram. Por exemplo, os destinos de milhares de pessoas que emigraram nos primeiros anos estão intimamente ligados ao nome Hamburg Süd e, até hoje, muitos de seus descendentes – a maioria da América do Sul – ainda enviam questionamentos para o escritório da empresa em Hamburgo solicitando informações sobre passageiros.

Os fundadores da Hamburg Süd também viram a importância de estabelecer uma conexão confiável de transporte marítimo para o transporte seguro de seus produtos comerciais para e da América do Sul. Naquela época, os navios de luxo das grandes companhias de navegação eram a única maneira de viajar de continente a continente. Depois mudaram o foco para o transporte de mercadorias de todos os tipos.

A Hamburg Süd é famosa neste setor pela alta qualidade de seus transportes de alimentos, como frutas do sul, café e carne de alta qualidade. Hoje, a empresa está entre os líderes não apenas em mercados como o Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, mas também na Austrália e Nova Zelândia. As mercadorias são transportadas desses locais para a Europa, Ásia e América do Norte, em sua maior parte nas tradicionais rotas comerciais Norte-Sul.

“Desde a era da emigração européia até a do transporte marítimo de contêineres, a Hamburg Süd ajudou a moldar as tendências globais, assim como a própria empresa foi influenciada por esses processos”, diz August Oetker em nome da família Oetker. “Com a nossa doação, desejamos tornar este rico legado histórico, bem como as circunstâncias que envolvem o transporte marítimo internacional nos séculos 19 e 20, ganhando vida para um público amplo.”

“Mantive laços muito estreitos com a Hamburg Süd e com a família Oetker ao longo da minha carreira profissional. Por isso estou contente – pessoalmente, mas especialmente como presidente do International Maritime Museum Hamburg – que esta cooperação tenha surgido. A decisão de nos confiar a coleção histórica é uma grande honra. O Museu Marítimo Internacional considera sua missão preservar a história do Porto de Hamburgo e suas empresas de navegação como um bem cultural, pesquisá-lo cientificamente e comunicá-lo ao público nacional e internacional. A coleção da Hamburg Süd e a doação da família Oetker representam um grande enriquecimento para nós, tanto do ponto de vista científico quanto do museu”, diz Peter Tamm, presidente do International Maritime Museum Hamburg.

“A história da Hamburg Süd e tantas outras que saíram de sua rica herança nos últimos quase 150 anos são exatamente isso. São histórias de Hamburgo e da Hamburg Süd. Os arquivos e os artefatos que contam todas essas histórias devem permanecer onde eles pertencem. Apreciamos os esforços feitos pela família Oetker e pelo Museu Marítimo Internacional para preservar e apresentar a história da empresa e esperamos apoiar os esforços ”, afirma Søren Skou, CEO da A.P. Møller – Mærsk A / S.

“Nossas raízes estão entre o Rio Elba e o Lago Alster”, diz Arnt Vespermann, CEO da Hamburg Süd. “A Hamburg Süd é e continuará a ser parte integrante do cluster marítimo em Hamburgo, bem como um dos seus maiores empregadores. E graças a essa colaboração, isso se tornará ainda mais visível para o mundo exterior no futuro ”.