Laboratório DEKRA testa máscaras para prevenção do coronavírus

Foto: Divulgação / DEKRA.

Por recomendação da Comissão da UE (2020/403) de 13 de março de 2020, as autoridades de supervisão do mercado podem definir processos simplificados para a aquisição de “máscaras de coronavírus”. Esse processo acelerado foi projetado para permitir que máscaras tecnicamente eficazes sejam aprovadas para uso público pelas autoridades de supervisão do mercado. Isso significa que as máscaras que ainda não foram submetidas aos procedimentos de avaliação da conformidade da UE necessários, porém complexos, de acordo com o PSA-VO (UE 2016/425), podem, como exceção, ser disponibilizadas no mercado alemão.

A DEKRA Testing & Certification, com seu laboratório especial em Essen, é uma das duas entidades reconhecidas na Alemanha como organismo notificado para máscaras respiratórias (máscaras FFP). O Escritório Central dos Estados Federais de Tecnologia de Segurança (Zentralstelle der Länder für Sicherheitstechnik – ZLS) em Munique agora encarregou a DEKRA e a IFA de estabelecer princípios reduzidos de teste. O objetivo era criar um processo rápido que permita uma declaração técnica sobre a proteção contra coronavírus e seja aceito pela autoridade supervisora de mercado alemã.

Desde segunda-feira, 23 de março de 2020, a DEKRA vem testando as primeiras amostras de acordo com os princípios de teste recém-formulados em seu laboratório em Essen. Nesse contexto, a DEKRA não está atuando como uma entidade certificadora, mas prepara um relatório de teste e certifica a conformidade com os princípios de teste independentemente das normas relevantes ou da Portaria de EPI.