LIGNA: suporte a expositores em tempos desafiadores e expectativas para 2021

Foto: Divulgação – LIGNA

A LIGNA, a maior feira mundial da indústria madeireira, é um evento bienal que requer um período de planejamento de exibição muito maior em relação a outros eventos anuais. Desta forma, os expositores normalmente se registram com um ano de antecedência da data oficial de abertura da feira.  Essa organização a longo prazo fornece a segurança e o tempo de preparação necessários para a devida elaboração de estandes e mostruários. As mostras de muitos líderes de mercado da indústria madeireira, por exemplo, envolvem regularmente demonstrações ao vivo de instalações e máquinas em larga escala, e até mesmo a construção de linhas de produção completas.

Nesse período de um ano que antecede o evento, os expositores recebem o suporte contínuo da organizadora, a fim de diminuir a probabilidade de enfrentarem dificuldades em seu processo de inscrição, registro e participação. Porém, no mundo dos negócios as adversidades são frequentes e particularmente este ano todos os setores foram afetados pelos efeitos da pandemia gerada pela Covid-19. Entretanto, essa situação de vulnerabilidade reforça ainda mais a preocupação da LIGNA com seus expositores.

“A crise do coronavírus apresenta inúmeros desafios, inclusive para nossos expositores, como empresas que atendem às indústrias de carpintaria e de processamento de madeira. Portanto, nós gostaríamos de apoiá-los, oferecendo mais tempo para que eles se concentrem exclusivamente na extrema e importante tarefa de gerenciar seus negócios”, explicou Christian Pfeiffer, Diretor Global da LIGNA e Woodworking Shows, ao informar que a Deutsche Messe e a Associação de Fabricantes de Máquinas para o Trabalho em Madeira estenderão até o dia 31 de julho de 2020 o período de inscrição com desconto antecipado para a LIGNA 2021. A organizadora ressalta ainda que paralelamente aos contratos plurianuais, os descontos antecipados possibilitam aos expositores da LIGNA outra maneira de manter baixos os custos de participação.

“Em 2021, como esperamos superar a pandemia do coronavírus, será absolutamente crucial retomar a produção industrial, movimentar a economia e oferecer às empresas um fórum onde possam aconselhar e informar seus clientes pessoalmente. E é aí que entra a LIGNA. Faremos tudo o que pudermos para que as empresas possam efetivamente usar a LIGNA para promover seus produtos e serviços a um público internacional de possíveis compradores”, concluiu Pfeiffer.

A LIGNA não é apenas conhecida e valorizada como a principal feira mundial de equipamentos para madeira, processamento de madeira, máquinas e ferramentas, mas também propaga os maiores destaques em tendências emergentes, tecnologias e mercados. A LIGNA é por natureza um evento internacional. Em 2019, o evento contou com mais de 1.500 expositores de 50 países e atraiu cerca de 90.000 visitantes de 100 países. Mais de 40.000 visitantes vieram de outros países exclusivamente para participar do evento.

A LIGNA 2021 apresentará soluções para todos os aspectos da produção e processamento de madeira primária e secundária, agrupadas nas seguintes categorias de exibição:

  • Ferramentas e maquinaria para produção personalizada e em massa;
  • Tecnologia de superfície;
  • Produção de painéis com base em madeira;
  • Tecnologia de serraria;
  • Energia da madeira;
  • Componentes de máquinas e tecnologia de automação;
  • Máquinas para produção florestal;
  • Produção de madeira, tora e serragem.

As exibições serão apoiadas por uma variedade de eventos especiais, incluindo o LIGNA.FORUM, a Cúpula da Indústria da Madeira para a indústria florestal e de madeira primária, os Workshops de Treinamento da LIGNA com orientações e dicas práticas para carpinteiros e marceneiros, além de um programa de visitas guiadas abordando temas específicos, e os temas-chaves abordarão “Transformação de madeira”, “Processos de construção pré-fabricados” e “Processamento de materiais sustentáveis”.

Para saber mais e se inscrever para a LIGNA 2021, entre em contato com a Câmara Brasil-Alemanha, representante oficial da feira, pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.