Na CES, a ZF destaca evolução da condução automatizada

Foto: Divulgação / Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF Friedrichshafen AG.

As tecnologias de condução automatizada e autônoma são importantes para ajudar a tornar o tráfego do futuro mais seguro, mais eficiente e mais confortável. Dependendo da aplicação, o mercado exige soluções diferentes.  Por enquanto, o maior potencial para carros de passeio são as funções de assistência inteligentes, as chamadas de nível 2+. Por outro lado, sistemas totalmente automatizados de nível 4 ou superior, provavelmente serão consagrados em veículos comerciais e veículos urbanos de transporte de passageiros. Este fato é comprovado pelos novos pedidos recebidos pela ZF de montadoras de veículos comerciais e carros de passeio.

A ZF é um parceiro atrativo quando se trata de direção automatizada e autônoma para várias aplicações. “A ZF já oferece sistemas completos com níveis de preço e desempenho diferenciados e atua em todos os campos relevantes de aplicações para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial”, explicou o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider, durante a CES 2020.

A empresa ampliou sua oferta de tecnologias para atender praticamente todos os requisitos. “Com o ZF coASSIST, estamos produzindo um sistema nível 2+ pela primeira vez, com funções de segurança e conforto conhecidos do segmento premium, mas que podem ser aplicadas nos veículos populares”, disse Scheider.

A ZF recebeu um grande pedido de uma renomada montadora automotiva asiática para fornecer o sistema básico coASSIST nível 2+ para carros de passeio a partir do final de 2020. O escopo de fornecimento da ZF inclui o desenvolvimento de sistemas e software, além da tecnologia de sensor e unidade eletrônica de controle central. A combinação do pacote de sensores avançados, incluindo câmeras e radares, com a unidade eletrônica de controle central, permite disponibilizar funções como controle de cruzeiros adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência de mudança e permanência de faixa e suporte a engarrafamento.

“Para carros de passeio, vemos o maior potencial dos conceitos de nível 2+ para implementar funções de direção automatizadas e torná-las acessíveis a todos os motoristas”, explicou Scheider. Neste caso, as funções de assistência são combinadas por uma unidade de controle adicional que forma um sistema de assistência holístico, poderoso e inteligente ao motorista. A maior variedade de funções em rede aumenta a segurança e conforto do condutor em comparação aos sistemas de assistência isolados. Os principais desafios dos níveis mais altos de automação em carros de passeio são o alto custo dos sistemas e as orientações regulatórias ainda incertas. O sistema ZF coASSIST será oferecido por menos de mil dólares.  Além do coASSIST, a ZF oferece outros sistemas nível 2+ mais poderosos que são ZF coDRIVE e ZF coPILOT.

“No caso de veículos comerciais, já estamos vendo grande demanda por sistemas que permitam direção totalmente automatizada até nível 4 e superior”, disse Scheider. Embora o uso de veículos totalmente automatizados no transporte público ainda dependa de regulamentação, os veículos comerciais já podem operar em modos altamente automatizados em áreas controladas ou faixas definidas. Além disso, o transporte sem motorista em pátios ou transporte urbano de passageiros oferece potencial de economia que leva a uma amortização rápida dos custos dos sistemas.

Com base no supercomputador ZF ProAI, a empresa está desenvolvendo uma Unidade de Controle Eletrônica (ECU) para sistemas nível 4 para uma montadora internacional de veículos comerciais. O lançamento para o mercado está previsto para 2024/25.

A ZF também está definindo o caminho para um desenvolvimento de software mais rápido e abrangente. Junto à Microsoft, a ZF pretende levar seus processos, métodos e soluções de engenharia de software à velocidade e qualidade característica das líderes em TI. Esta mudança permitirá que a ZF use seus recursos globais com mais eficiência para atender as necessidades dos clientes. Nesta cooperação com a Microsoft, a ZF utiliza os serviços de nuvem Azure e ferramentas de desenvolvimento, além da experiência da Microsoft em desenvolvimento ágil de software. No futuro, a ZF fornecerá soluções em software para o setor automotivo.

“A indústria da mobilidade continua passando por grandes mudanças. Essa é a razão pela qual a ZF também deve continuar a mudar, desenvolver e impulsionar a transformação. Temos de ser capazes de convencer nossos clientes com inovações que lhes ofereçam, bem como para seus consumidores finais, valor agregado. No futuro, isso deve incluir cada vez mais produtos e serviços de software”, disse Wolf-Henning Scheider.