Negócio Agro da BASF na América Latina terá novo vice-presidente

Foto: Pixabay.

A partir de janeiro de 2020, Sergi Vizoso é o novo vice-presidente Sênior, responsável pela Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina. O executivo nasceu em Barcelona (Espanha) e tem mais de 20 anos de atuação na empresa. Vizoso assume o cargo ocupado nos últimos dez anos por Eduardo Leduc que se aposenta depois da trajetória de 35 anos na BASF.

Com formação na área de Química e Administração de Empresas, Vizoso atuava desde 2016 como vice-presidente da BASF na Europa Central, sediado na República Tcheca. Sua carreira na multinacional começou em 1997, na Espanha. O executivo já havia atuado pela empresa no Brasil entre 2003 a 2008, deixando o país como diretor regional de Marketing Estratégico para América Latina. Vizoso também desempenhou funções na BASF na Alemanha, nos Estados Unidos, na Itália e na Rússia.

O novo vice-presidente tem como prioridade da sua gestão dar continuidade ao crescimento da Divisão de Soluções para Agricultura na América Latina. Para isto, pretende integrar ainda mais os negócios de sementes, proteção de cultivos e agricultura digital da empresa e implementar a nova estratégia da BASF, anunciada neste ano.

“A BASF definiu a sua estratégia com foco nos sistemas produtivos dos nossos clientes. Com a ampliação do nosso portfólio de soluções e serviços que ocorreu em 2018, passamos a acompanhar todas as fases dos cultivos. Estamos preparados para sermos os melhores parceiros dos agricultores latino-americanos. Por isso, estamos otimistas com a perspectiva de crescimento do negócio no continente”, explica Vizoso.

Eduardo Leduc iniciou a carreira na área de vendas Brasil em 1984. Além de posições de liderança no país, Leduc atuou como gerente Marketing Global de Herbicidas na Alemanha de 1995 a 1998. Também trabalhou nos Estados Unidos entre 2000 e 2003. Desde 2010, Leduc é o vice-presidente Sênior da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Nos últimos 35 anos, o executivo construiu seu legado na empresa e como representante do setor. Leduc foi presidente da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e um dos líderes na criação da CropLife Brasil, associação que reúne e representa importantes segmentos da agricultura no país. 

“Encerro este ciclo com a satisfação de ter participado de um período de grande desenvolvimento do negócio agro da BASF, especialmente na América Latina, uma das principais regiões agrícolas do mundo. A contribuição no processo da aquisição de ativos que ampliaram o portfólio da empresa, em 2018, foi um dos grandes desafios destes últimos anos. Desejo que Sergi continue e acelere o crescimento da BASF na região, desenvolvendo a equipe para que a empresa seja diferenciada junto aos nossos clientes, contribuindo para o sucesso dos agricultores”, finaliza Leduc.

Depois de quatro anos como diretor de Marketing Brasil, Marcelo Batistela deixou o cargo para assumir a posição na Alemanha de vice-presidente global de Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura. Batistela está há 16 anos na BASF e já desempenhou cargos técnicos e de liderança.

O novo diretor de Marketing Brasil é Eduardo Novaes, que estava no cargo de Diretor de Negócios Centro. Novaes atua na BASF há quase dois anos. O executivo vem da indústria farmacêutica e tem formação em Administração, com especialização em Liderança, Estratégia e Marketing.