Novo antiespumante da BASF atende principais regulamentações de contato com alimentos

A BASF desenvolveu um novo antiespumante para adesivos e revestimentos de papel, entre outras aplicações, o Foamaster® WO 2360. Este lançamento atende o regulamento da China sobre contato com alimentos (GB 9685-2016), assim como os principais regulamentos desse gênero, como o Título 21 do Código de Regulação Federal (CFR), o Regulamento de Materiais em Contato com Alimento (EC), o  Instituto Federal Alemão para Avaliação de Riscos (BfR) e a Portaria Suíça sobre Materiais em Contato com Alimento (Swiss Ordinance on Food Contact Materials) para embalagem.

A Norma Nacional de Segurança Alimentar da China, GB 9685-2016, rege o uso de aditivos em materiais em contato com alimento e seus produtos. Foi introduzida pela Comissão Nacional Chinesa de Saúde e Planejamento Familiar (National Health and Family Planning Commission – NHFPC) e entrou em vigor em outubro de 2017.

O novo antiespumante, à base de óleo branco, apresentou excelente e persistente eficiência antiespumante, ótima compatibilidade entre sistemas acrílicos PSA e boa resistência a mancha de óleo durante o armazenamento para formulações adesivas. Quando aplicado em revestimentos de papel, o Foamaster® WO 2360 também apresenta excelente eficiência antiespumante, além de um bom período antiespumante e rápida quebra de espuma.

A versatilidade do Foamaster® WO 2360 permite que seja aplicado amplamente em formulações de revestimento de papel, revestimentos de barreira, aplicações em papel e papel-cartão que demandam contato com alimentos. Essa ampla aplicação, por sua vez, elimina a necessidade dos clientes de terem vários antiespumantes em estoque.