Organização pede a proteção imediata para as crianças na fronteira entre Turquia e Grécia

Foto: Divulgação / Aldeias Infantis SOS.

A Aldeias Infantis SOS Grécia atua em Lesvos, principal destino da Grécia para refugiados que cruzam o Mediterrâneo, desde dezembro de 2015. A organização solicita às autoridades que intensifiquem seu trabalho de apoio a crianças e famílias, à medida que o número de refugiados continua a crescer.

A organização opera um Espaço Amigo da Criança no centro de acolhimento de refugiados de Kara Tepe, na ilha de Lesvos. O acolhimento da Aldeias Infantis oferece atividades educacionais, recreativas e esportivas, alcançando crianças de quatro a 14 anos. A capacidade atual do programa de acolhimento é de cerca de 60 crianças por dia. Outras 40 participam de aulas de grego e inglês. Dos 1.200 refugiados em Kara Tepe, pelo menos metade são crianças.

“Condenamos veementemente todas as formas de violência e estimulamos os tomadores de decisão e as autoridades a garantir que as crianças refugiadas estejam protegidas da violência e que possam ter acesso a segurança e cuidados adequados. Os governos não podem dar as costas às crianças, eles precisam compartilhar a responsabilidade de garantir o cuidado e a proteção das crianças que buscam segurança ”, disse Steffen Braasch, diretor executivo (interino) e diretor financeiro da Aldeias Infantis SOS Internacional.

A Aldeias Infantis SOS Grécia ajuda todos os dias cerca de 200 crianças no campo de refugiados. As recentes tensões na ilha forçaram a Aldeias Infantis e outras ONGs, a suspender suas atividades por uma semana. No entanto, os funcionários da Aldeias Infantis SOS Grécia já puderam retomar o trabalho e continuar os programas educacionais e de apoio psicossocial da SOS.

“Juntamente com nossos parceiros institucionais e da sociedade civil, a Aldeias Infantis está pronta para fazer parte dessa luta, fornecendo cuidados e apoio psicossocial e educacional para crianças que procuram reconstruir suas vidas”, disse Steffen Braasch.

Além do programa para crianças e famílias em Kara Tepe, A Aldeias Infantis SOS Grécia possui outros centros em Atenas, Creta e Thessaloniki. Esses centros apoiam cerca de 400 refugiados e imigrantes a cada mês, independentemente de sua origem. Os programas SOS também fornecem atendimento de qualidade em um ambiente familiar para crianças sem os cuidados dos pais, incluindo crianças desacompanhadas, imigrantes e refugiados.