SAP Labs e Governo do Rio Grande do Sul anunciam parceria de coinovação

Foto: Divulgação / SAP

A SAP Labs Latin America e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram no dia 07 de abril um acordo de coinovação para estimular os órgãos do governo na busca por soluções para desafios da administração pública com o suporte da tecnologia. O projeto prevê, ao longo de 2020, a realização de oito workshops que usarão a metodologia de design thinking aplicada pela equipe da SAP Labs para identificar iniciativas que simplifiquem processos e aprimorem a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos do Estado.

O trabalho, que não conta com aplicação de recursos públicos, irá funcionar até o final de 2020 e irá contemplar oito desafios previamente definidos pelo Governador e sua equipe administrativa – em temas que podem ser das pastas de saúde, educação, finanças ou qualquer outro setor da administração pública.

A partir daí, a SAP Labs irá receber os servidores da área para os workshops de coinovação, de até dois dias, com um time de profissionais da SAP e um grupo de trabalho composto por integrantes de uma Secretaria de Governo para juntos buscarem soluções para o tema proposto. Esta equipe fará uma imersão na SAP Labs sobre o problema apresentado para organizar propostas que possam contribuir com a melhoria dos processos.

Participaram do anúncio desta manhã os secretários Claudio Gastal e Izabel Matte, da pasta de Governança e Gestão Estratégica, e Leany Lemos, da pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão, além do presidente da SAP Labs Latin América, Dennison John, e Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

“Na SAP acreditamos no potencial da tecnologia para simplificar processos e tornar os serviços mais acessíveis para empresas e instituições. Vamos disponibilizar nosso centro de pesquisa e desenvolvimento associado com nossa equipe técnica para construção conjunta de propostas que melhorem a oferta dos serviços públicos. Acreditamos no potencial da soma de conhecimento dos setores público e privado para resolução de problemas que são comuns para todos os moradores do Rio Grande do Sul”, explica Dennison John, presidente da SAP Labs América Latina.

O processo contempla, além do workshop de coinovação, a entrega de um relatório com a análise aprofundada do problema e sugestões de soluções que podem resultar em uma frente de trabalho para o Governo do Estado. O material será apresentado pelo corpo técnico da SAP Labs.

O modelo de governança da parceria é composto pela equipe especializada da SAP Labs Latin America, contando com: um Project Manager, que terá por missão acompanhar e gerenciar todas as etapas do cronograma do projeto, equipes de apoio e mentores técnicos para oferecer um melhor direcionamento durante o desenvolvimento das atividades de coinovação. Além dos workshops, estão previstos uma reunião por trimestre com as pastas responsáveis pela iniciativa e uma reunião anual para avaliação dos resultados da parceira.