Siemens e Casa dos Ventos assinam Memorando para fabricação de transformadores digitais

Foto: SHUTTERSTOCK

A Siemens e a Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, assinaram um Memorando de Entendimento para a entrega dos primeiros transformadores do país a conectar digitalmente os principais ativos do parque eólico Rio dos Ventos II (504 MW), localizado no Rio Grande do Norte.

Além da entrega dos equipamentos, prevista para agosto, está contemplada uma parceria entre as duas empresas visando a cocriação de soluções específicas para atender às particularidades do processo de geração de energia da Casa dos Ventos, com o objetivo de aumentar os ganhos de eficiência e reduzir custos.

O grande diferencial dos transformadores digitais da Siemens está na função Sensformer Advanced, que simula virtualmente os equipamentos para coletar e analisar parâmetros operacionais de forma segura, graças à um recurso de conectividade que mede um conjunto definido de dados. Por meio de um aplicativo de conexão sem fio, os dados do transformador e da rede se tornam transparentes para o operador, o que auxilia na otimização de processos e garante maior confiabilidade por meio da identificação de riscos potenciais.

“Com a entrega desses equipamentos, além de nos posicionarmos na vanguarda da transformação digital para a gestão de ativos de energia, estamos dando mais um passo para pavimentar o caminho da inovação por meio da criação de soluções tecnológicas em ritmo de colaboração com a Casa dos Ventos,” afirma Danilo Bezerra, CEO da área de Transformadores da Siemens no Brasil.

“A inovação por meio da digitalização é uma vertente de geração de valor que estamos bastante engajados”, avaliou Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. O complexo eólico Rio do Vento tem sua energia destinada para o mercado livre, onde grandes consumidores negociam diretamente com as empresas geradoras. “Iniciativas como essa que estamos conduzindo em parceria com a Siemens tornam nossos ativos ainda mais eficientes e nos possibilitam entregar energia a um preço mais competitivo para nossos clientes”, completou.

Com início de operação prevista para julho de 2021, o complexo eólico Rio do Vento possuirá 120 aerogeradores em uma área total de quase sete mil hectares. Considerado um dos maiores projetos eólicos do mundo, aproximadamente um milhão de toneladas de CO2 serão evitadas anualmente na atmosfera a partir de sua inauguração, o equivalente ao plantio de seis milhões de árvores.

Desenvolvido dentro do conceito de Internet of Energy, o Sensformer Advanced foi lançado globalmente em 2019 na Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo. A solução é voltada tanto para utilização em transmissão ou geração de energia, quanto para aplicação industrial ou mesmo na rede elétrica, auxiliando operadores em diversos desafios, como o aumento da demanda de desempenho, de forma abrangente para garantir mais transparência e flexibilidade.