Siemens fecha acordo para fornecer infraestrutura de carregamento para ônibus elétricos em Gênova

Infográfico: Divulgação / Siemens.

A Siemens Smart Infrastructure fornecerá a infraestrutura de carregamento para os ônibus elétricos Rampini E80 em Gênova, na Itália, a serem usados pela AMT Genova (AMT), operadora responsável pelo transporte público da cidade. Com este projeto, a AMT continua sua jornada de eletrificação do sistema de transporte público na cidade italiana com o objetivo de criar um modelo de mobilidade urbana sustentável e com eficiência energética. A infraestrutura de carregamento da Siemens está programada para ser instalada até o verão de 2021.

Na primeira onda, a Siemens fornecerá 10 sistemas inovadores de carregamento de plug-in para o terminal Cornigliano da AMT, permitindo a recarga dos ônibus elétricos durante a noite ou durante outros intervalos operacionais planejados pelo operador. O design de economia de espaço possibilita a implantação subsequente de até 60 unidades de carregamento no terminal de ônibus para ônibus elétricos – uma abordagem modular à prova de futuro.

Com base nos sistemas de carregamento plug-in Siemens Sicharge UC 100, compatíveis com as mais recentes normas internacionais e com capacidade de carga de até 100 quilowatts (kW), o terminal poderá carregar os ônibus usando cabos de energia que podem ser puxados para fora do topo. Esse conceito de design que economiza espaço maximiza o número de ônibus que podem ser carregados em um único terminal. Combinado com o software de carregamento inteligente da Siemens, todas as operações de carregamento serão otimizadas para minimizar o consumo geral de energia do terminal.

Equipados com baterias de 200 kWh, os dez ônibus elétricos E80 da Rampini têm uma largura de 2,2 metros e uma capacidade de 43 passageiros. Com essas dimensões estruturais, são os únicos ônibus elétricos da Europa que garantem os mais altos níveis de manobrabilidade nos centros históricos da cidade.

“Este primeiro projeto de eletrificação de transporte público na Itália comprova o potencial de nossa solução flexível e compacta, que pode ser adaptada e integrada mesmo nesta pequena instalação histórica. Estamos orgulhosos de oferecer nossa tecnologia para tornar a mobilidade urbana de Gênova ainda mais eficiente e sustentável”, disse Marco Rastelli, Chefe da Unidade de Negócios de Sistemas de Distribuição da Siemens na Itália.