TRUMPF Brasil desenvolve tecnologia para treinamento e manutenção de máquinas à distância

Foto: Divulgação TRUMPF

A TRUMPF Brasil está enfrentando a pandemia de Covid-19 com medidas de proteção aos seus colaboradores e clientes, criatividade e tecnologia. “Prezamos a segurança dos nossos funcionários e o sucesso dos clientes, em primeiro lugar. Sendo uma empresa pioneira em soluções para a Indústria 4.0, não poderíamos deixar de usar as nossas próprias tecnologias para dar continuidade às atividades diárias, enquanto durarem as medidas restritivas necessárias ao combate do novo coronavírus”, ressalta João C. Visetti, CEO da TRUMPF Brasil.

Para treinar os operadores a utilizarem as máquinas novas em todo o seu potencial, a TRUMPF adaptou um sistema que já utilizava para pequenas manutenções por via remota e iniciou os treinamentos on-line. “Graças aos desenvolvimentos de conectividade, nós já conseguimos executar o treinamento remoto de operação de uma máquina laser. Nosso técnico está trabalhando desde a casa dele, em home office. Junto ao cliente, implantamos uma infraestrutura multimídia perto da máquina. Remotamente, o técnico entra na máquina e no computador e faz todas as demonstrações: ele pode dar exemplos, desenhar em um quadro e, inclusive, executar as funções, tudo à distância”. A solução está sendo usada também em pré-instalação e pequenas manutenções. “Até agora, conseguimos manter 100% das atividades programadas”, afirma Visetti.

A TRUMPF já possuía estrutura de TI (Tecnologia da Informação) preparada para o trabalho remoto, o que facilitou a acomodação de grande parte dos funcionários ao home office. “Como empresa de tecnologia, há muito tempo nós já desenvolvemos ferramentas de TI que nos permitem trabalhar fora do escritório como se estivéssemos dentro dele. Obviamente que a sinergia do contato e de ter ajuda imediata dos colegas se perde, mas o atendimento ao cliente permanece intacto”, salienta Visetti.

Segundo ele, o objetivo da empresa agora é garantir a continuidade da operação dos clientes, sem expor colaboradores e clientes a riscos desnecessários. “Enquanto durar essa pandemia, vamos sempre tentar resolver remotamente o problema das máquinas. Somente se não conseguirmos, agendaremos a visita de um técnico, que está totalmente instruído das medidas de proteção que ele deve tomar para não se contagiar”. Visetti lembra que a TRUMPF está cada vez mais na era da conectividade, e isso é a chave para a indústria hoje e no futuro. “Esse passo adiante em que nos encontramos hoje nos permite assegurar aos clientes que o atendimento, em qualquer das suas necessidades, não será prejudicado”, afirma.