Voith se tornará mundialmente neutra em carbono a partir de 2022

Nenhuma unidade da Voith no mundo deixará pegadas de carbono a partir de 2022. Com isso, o Grupo Voith fará uma significativa contribuição à proteção do clima. 

“Como uma empresa mundial de tecnologia, enxergamos a eficiência no uso de recursos e energia em todas as nossas unidades globais como parte da nossa responsabilidade empresarial. Ao combinarmos princípios econômicos com comprometimento ecológico, não estamos apenas contribuindo para proteger o clima, mas também criamos valor agregado mensurável para a nossa empresa”, explica o Dr. Toralf Haag, presidente e CEO do Grupo Voith.

Para colocar em prática a sua política de neutralidade em carbono, em um futuro próximo a Voith passará tanto a comprar eletricidade neutra em carbono como a neutralizar suas emissões ​​de carbono com medidas de compensação. Atualmente, a Voith já atende a um terço da sua demanda elétrica com recursos renováveis ​​(ano fiscal 2017/18: 35,4%). A empresa aumentará gradualmente a sua parcela de energias renováveis tanto por geração própria quanto por suas compras de energia. Além disso, a Voith investirá cinco milhões de euros ao ano em eficiência energética, o que incluirá sua própria geração em suas unidades operacionais.

A eficiência energética é uma alavanca fundamental para alcançar a neutralidade em carbono. Para garantir isso, a Voith está muito focada em sua gestão ambiental. A área de Administração Ecológica de Negócios da Voith está contribuindo para melhorar a eficiência do consumo de energia e de recursos em todas as unidades da empresa. Desde 2011/12, a Voith já reduziu o seu consumo de energia em 28%, sua geração de resíduos em 27% e sua demanda de água potável em 44% (ano fiscal 2018/19). Ao longo dos próximos anos, a Voith investirá 50 milhões de euros para melhorar a eficiência energética de suas unidades e escritórios.

Das 172 empresas mundiais do setor de engenharia mecânica e de plantas pesquisadas pela agência de classificação oekom research AG em 2017, a Voith já estava entre as 20% mais avançadas no quesito de sustentabilidade. Já na classificação EcoVadis, a Voith alcançou o status Gold em 2018, o que a classificou entre as cinco por cento mais adiantadas em um total de 60.000 empresas avaliadas em todo o mundo.

A descarbonização não contribui apenas para a humanidade e o meio ambiente: também traz benefícios econômicos duradouros. Para a Voith, a digitalização da indústria e a proteção do clima são áreas estratégicas e representam tanto um enorme desafio como uma imensa oportunidade para o setor da engenharia mecânica. No longo prazo, a Voith adaptará todo o seu portfólio de produtos à descarbonização da indústria, ao mesmo tempo em que reduzirá sua própria pegada de carbono.

“Partimos das tradições da Voith como empresa familiar e colocamos em prática o que entendemos como sustentabilidade: o comprometimento com ações ecologicamente limpas, justas e que gerem lucro no longo prazo. Isso não é bom apenas para o meio ambiente e a sociedade como um todo, mas também faz sentido econômico”, afirma Haag, CEO da Voith.