Volkswagen Caminhões e Ônibus unifica sua Diretoria de Vendas, Marketing e Pós-Vendas

Foto: Divulgação Volkswagen

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, acaba de anunciar importantes mudanças na estrutura organizacional da montadora. Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, passa a responder pelos mercados brasileiro e internacional, unificando as duas áreas comerciais até então existentes. Leonardo Soloaga é o novo diretor de Vendas Internacionais, respondendo a Ricardo Alouche. No Brasil, a coordenação regional de Vendas se concentrará nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“São mudanças que nos trarão ainda mais resultados e agilidade, sempre buscando oportunidades de crescimento das nossas vendas e serviços. Identificamos um grande potencial de sinergia nas áreas comerciais que coexistiam até agora, com reflexos positivos em nosso plano de crescimento”, explica Roberto Cortes.

Para Ricardo Alouche, o desafio será responder rapidamente à demanda dos clientes em um momento de recuperação da economia brasileira, e cativar empresários e transportadores autônomos até agora atendidos por uma de suas concorrentes que encerrou suas operações na América do Sul. “Lideramos segmentos relevantes do mercado dentro e fora do Brasil. E contamos com uma rede de mais de 300 concessionários autorizados e importadores em três continentes”, destaca.

Marcos Forgioni, que ocupava a Vice-Presidência de Vendas Internacionais, deixa a empresa para se dedicar a novos projetos. “Sentimos por ver o Forgioni deixar a companhia após quase duas décadas de dedicação ao crescimento mundial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ele teve um papel fundamental em nossa internacionalização, deixando um legado para nosso avanço futuro”, diz Roberto Cortes. “Em nome de toda a VWCO, agradeço ao Forgioni por suas valorosas contribuições e desejo o melhor em seus novos desafios”, declara.

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com MBA em Estratégia Corporativa de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Alouche iniciou sua carreira profissional em 1986. Dois anos depois, foi contratado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, onde desenvolveu sua trajetória como executivo de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

Formado em Engenharia Industrial pela Universidade de Buenos Aires e com passagens pelas áreas de Finanças, Produto, Exportação e Pós-Vendas da Volkswagen na Alemanha, Brasil e Argentina, Leonardo Soloaga juntou-se ao time da Volkswagen Caminhões e Ônibus em 2014, como diretor geral da MAN Truck & Bus México. Posteriormente, ocupou cargos de Diretoria em Estratégia de Novos Produtos e Mercados.
Além de Vendas Internacionais, Ricardo Alouche tem sob sua Vice-Presidência as áreas de Vendas Nacionais, Marketing, Pós-Vendas, Peças & Acessórios e Administração.

Presença em mais de 30 países

A Volkswagen Caminhões e Ônibus completa este mês 38 anos de existência e quase 1 milhão de veículos produzidos. Com fábricas no Brasil e no México, está presente em mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Responsável mundial pela marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e também pelas vendas de caminhões e ônibus MAN na América Latina, tem cerca de 4 mil colaboradores.