ZF firma acordo definitivo para adquirir a WABCO

Foto: Divulgação ZF

A ZF Friedrichshafen AG, um dos principais grupos mundiais em tecnologia e fornecedor de sistemas de mobilidade para veículos de passageiros, veículos comerciais e tecnologia industrial, anunciou no dia de hoje que firmou um acordo definitivo para adquirir a empresa WABCO (NYSE: WBC) por US$136,50 por ação. A aquisição planejada foi aprovada pelo Conselho de Administração da ZF e pelo Conselho Diretor da WABCO. Juntas, ZF e WABCO constituirão um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de mobilidade para veículos comerciais, gerando valor agregado aos clientes da ZF no segmento de veículos comerciais. A empresa combinada terá um volume de vendas de aproximadamente 40 bilhões de euros.

A WABCO é um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de controle, tecnologias e serviços para freios que melhoram a segurança, a eficiência e conectividade de veículos comerciais, incluindo caminhões, ônibus e carretas. Os seus vários produtos e serviços incluem sistemas integrados de freios e controle de estabilidade, sistemas de suspensão a ar, sistemas de automação de transmissão, bem como soluções para aerodinâmica, telemática e gestão de frotas. A WABCO, cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange – NYSE), gerou uma receita de 3,3 bilhões de euros em 2018 e emprega 16.000 colaboradores em 40 países.

Wolf-Henning Scheider, CEO da ZF, disse: “Acreditamos que, juntamente com a WABCO, a ZF poderá formar o principal fornecedor mundial de sistemas integrados de tecnologia para veículos comerciais, criando valor e segurança duradouros para os seus clientes, colaboradores e acionistas. Para a ZF, a aquisição de uma empresa especializada e líder em sistemas de freios para veículos comerciais significa agregar um segmento comercial estável e crescente e que permitirá à nossa divisão de veículos comerciais expandir a sua experiência no controle veicular dinâmico. Isso constituirá a base para que a ZF ofereça sistemas abrangentes para soluções de mobilidade automatizadas e seguras para passageiros e produtos aos nossos clientes. Isso também se alinha com os melhores interesses dos nossos acionistas: a Fundação Zeppelin e a Fundação Dr. Jürgen e Irmgard Ulderup, uma vez que a transação resultará em um fortalecimento sustentável da ZF”.

Jacques Esculier, Presidente e CEO da WABCO, disse: “Unir forças com a altamente respeitada ZF criará uma empresa mundial líder em tecnologia, bem posicionada para capitalizar as futuras demandas por veículos comerciais autônomos, eficientes e conectados. Temos um longo histórico de colaboração bem-sucedida no desenvolvimento de tecnologias inovadoras com a ZF, no qual ambas as empresas compartilham um desejo inabalável pela excelência, paixão por inovações e excepcional foco nos clientes”.

Combinação de linhas de negócios bem-sucedidas e complementares

A aquisição planejada faz parte da estratégia “Next Generation Mobility”, da ZF, e ampliará a competência da empresa, incluindo soluções para frenagem de veículos comerciais pela primeira vez. Isso desempenha um papel central para o controle das funções de condução automatizada, incluindo manobras com frenagem de emergência de caminhões e carretas. Após a conclusão da aquisição, os clientes de ambas as empresas terão, na ZF, um parceiro que poderá oferecer uma abordagem de sistemas totalmente integrados, novos sistemas motrizes para “E-Mobility” e funções de condução autônoma. A ZF espera que as funções de condução autônoma sejam inicialmente implementadas para veículos comerciais e em áreas com baixa complexidade e pouco tráfego (p.ex.: fábricas, aeroportos, fazendas). Espera-se que a combinação de ambos os negócios acelere ainda mais o desenvolvimento de novas tecnologias para permitir funções autônomas em veículos comerciais, fazendo com que a ZF seja menos dependente do ciclo econômico da indústria de veículos de passeio.

A aquisição estratégica planejada da WABCO é consistente com o objetivo da ZF de desenvolver e fornecer soluções de tecnologia para que carros e veículos comerciais possam “ver, pensar e agir”, a fim de reduzir a emissão de poluentes e aumentar a segurança nas ruas e estradas. Embora a ZF já tenha sistemas de sensores e tecnologia computacional para a sua competência para “ver” e “pensar”, juntamente com a WABCO, a ZF completará, no futuro, o portfólio de tecnologias para veículos comerciais, disponibilizando soluções que permitirão aos veículos “agir”. A ZF já é um dos principais fornecedores na área de tecnologia de direção e transmissão.

Dr. Konstantin Sauer, CFO da ZF, disse: “A aquisição estratégica da WABCO chega em um bom momento para a ZF. Após a integração bem-sucedida da TRW, a ZF reduziu significativamente o seu nível de endividamento. Na verdade, superamos as metas de redução do nosso endividamento. A WABCO é uma empresa saudável e em crescimento, com um forte perfil de fluxo de caixa que faz dela uma adição tranquila à ZF, além de confirmar a implementação da nossa estratégia”.

A transação está sujeita à aprovação das autoridades reguladoras, demais condições de praxe e aprovação dos acionistas com mais de 50% das ações em circulação da WABCO. A ZF espera que a conclusão da transação ocorra no início de 2020.

Em função do perfil do fluxo de caixa de ambas as partes, a ZF espera reduzir a alavancagem financeira significativamente, mais uma vez, após a conclusão da transação.